Criação do Portal da Transparência da Saúde pode ser aprovada na CAS

Data:

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) pode votar na quarta-feira (6), a partir das 9h, o relatório do senador Paulo Rocha (PT-PA) que dá aval à criação do Portal da Transparência da Saúde (PTS). Caso criado, o PTS será uma plataforma digital — podendo ser implementada por aplicativo ou num sítio eletrônico — disponibilizando informações sobre o SUS. De acordo com o projeto (PLS 180/2018), proposto pelo Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislação Participativa (CDH), os dados serão referentes a cada estabelecimento e serviço de saúde disponível à população e ao histórico pessoal de saúde de cada usuário.

O portal irá dispor de consulta de cada usuário do SUS, elaborando um elatório diário de frequência e os afastamentos dos profissionais lotados na respectiva unidade. Também detalhará os exames, procedimentos, medicamentos e materiais hospitalares disponíveis no dia; a ordem de atendimento e o tempo de espera estimado para as consultas, exames e procedimentos por unidade de atendimento; e o histórico de saúde, número do prontuário, resultados de exames complementares, consultas agendadas e vacinas do paciente.

Se aprovado, o projeto segue para a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle (CTFC).

Para ter proteção da privacidade, o acesso ao PTS só será possível por senha pessoal ou identificação biométrica. Já quanto aos dados sobre a saúde de cada usuário, somente serão registradas no PTS as que forem autorizadas pelo próprio paciente. E as informações serão sigilosas, podendo ser acessadas pelos profissionais de saúde somente se houver a autorização do paciente. As únicas exceções serão em situações como as de urgência, emergências, inconsciências ou sedação, quando não for possível obter a autorização no momento do atendimento.

 

Fonte:  Agência Senado

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ezyle Rodrigues de Oliveira
Ezyle Rodrigues de Oliveira
Produtora de conte

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Defesa de Daniel Vorcaro aponta alterações em arquivos de celular apreendido pela Polícia Federal

A defesa de Daniel Vorcaro apresentou ao STF um laudo particular que identificou alterações em 657 arquivos e a criação de outros 436 no celular do empresário enquanto o aparelho estava sob custódia da Polícia Federal. O documento questiona procedimentos de preservação e extração de provas digitais e fundamenta o pedido de acesso aos dados originais do dispositivo.

Justiça nega pedido de Willer Tomaz para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre ilha

A Justiça de Brasília negou pedido de Willer Tomaz e da empresa WT Administração de Imóveis e Bens para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre a disputa por uma ilha em Angra dos Reis. O processo continua em andamento.

Maior corretora de criptomoedas do mundo sofre invasão e perde bilhões

A Binance sofreu um ataque hacker que resultou no desvio estimado de US$ 6,3 bilhões em criptomoedas. A corretora suspendeu temporariamente os saques, afirmou que os recursos dos clientes estão protegidos e prometeu cobrir os prejuízos. Empresas do setor conseguiram bloquear parte dos ativos, enquanto as investigações sobre a autoria do ataque continuam.

Presidente do TRF-1 decide em processo envolvendo empresa representada pela própria filha

A presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região...

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo