A Igreja Internacional da Graça de Deus, fundada pelo pastor e missionário R.R. Soares, foi condenada pela Justiça de São Paulo a pagar uma dívida de R$ 16,2 milhões com o fundo de investimento Distressed. A decisão é do Juiz Daniel Serpentino, da 12ª Vara Cível Central da Comarca de São Paulo.
Segundo a coluna de Rogério Gentile, no portal Uol, a dívida é referente ao aluguel da grade de programação da TV Bandeirantes, nos meses de maio, junho e agosto de 2020, para a exibição do “Show da Fé”, comandado pelo pastor.
O processo aberto contra a Igreja aponta que a Band tinha o objetivo de antecipar receitas e assinou um contrato em que cedeu diversos crédito de anunciantes ao Distressed, incluindo os da instituição religiosa. Assim, os valores do aluguel deveriam ser pagos ao fundo de investimento, mas a Igreja não o fez.
O juiz Daniel Serpentino não aceitou a argumentação da igreja, que afirmou ter efetuado os pagamentos diretamente à Band, seguindo as cláusulas do aditivo contratual. Segundo o magistrado, o fundo adquiriu “regularmente” o crédito e “não concordou com qualquer redução” no valor do aluguel mensal (cerca de R$ 5,4 milhões). “Por mais que aponte boa-fé em suas ações, caberia à Igreja realizar o pagamento a quem de direito.”
A Igreja Internacional da Graça de Deus ainda pode recorrer da decisão.
Com informações do UOL.
Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000