Durante a 22ª edição do prêmio “Valor 1000” na última segunda-feira (5), o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, revelou que os testes do Real Digital já começaram e que a Moeda Digital do Banco Central (CBDC, na sigla em inglês) nacional deve ser lançada em 2023.
Conforme Campos Neto, os casos de uso do Real Digital, propostos pelas empresas que foram selecionadas no Lift Challenge – Real Digital, o laboratório de execução de projetos de casos de uso da futura Moeda Digital, já estão sendo executados pelas empresas participantes em um cenário de testes que devem seguir até janeiro de 2023, quando os testes serão encerrados e as provas de conceito avaliadas pelo BC. Ele destacou que entre as empresas selecionadas há bancos, protocolos de criptomoedas e empresas de criptoativos.
Durante o evento, ele não forneceu a data em que os testes públicos com o Real Digital devem começar, no entanto declarou que os testes, assim como ocorreu na China, serão escalonados, ou seja, primeiramente uma parcela da população terá acesso ao Real Digital e suas soluções e depois, disso, o público será ampliado gradativamente.
O presidente do BC tem exaltado o modelo pensado para a CBDC brasileira e espera ver a moeda digital em funcionamento em 2024, após ter vários pilotos no ano que vem.
Com informações de Exame e Valor Econômico.
Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.