Inscrições para o Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos iniciam no dia 7 de agosto

Data:

Inscrições para o Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos iniciam no dia 7 de agosto | Juristas
Créditos: Arthimedes/Shutterstock

6ª edição do Prêmio é aberta a participação de magistrados, jornalistas, acadêmicos, além de entidades e cidadãos com iniciativas de Direitos Humanos e Cidadania.


A Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) lança no próximo dia 7 de agosto a 6ª edição do Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos. Promovida desde 2012, a premiação – que tem o apoio do Tribunal de Jistiça do Amazonas nas ações de divulgação local – busca valorizar e dar visibilidade a iniciativas de estímulo à cidadania, por meio da atuação de magistrados, jornalistas, acadêmicos, entidades e cidadãos em geral.

A premiação está organizado nas categorias “Práticas Humanísticas”, “Trabalhos Acadêmicos”, “Reportagens Jornalísticas” e “Trabalho de Magistrados”. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 7 de agosto e 16 de setembro de 2017, no endereço eletrônico: www.amaerj.org.br/premio.

O prêmio homenageia a memória da juíza do Estado do Rio de Janeiro, Patrícia Acioli, que atuou na 4ª Vara Criminal de São Gonçalo e foi morta, em 2011, em Niterói-RJ, por policiais militares que eram alvos de investigação por envolvimento em práticas de extorsão e homicídios.

Inscrições

Para concorrer na categoria “Práticas Humanísticas”, a entidade ou cidadão com trabalhos desenvolvidos no segmento de Direitos Humanos e Cidadania deverão descrever tal prática realizada de acordo com as orientações da ficha de inscrição no site do prêmio. Na categoria “Trabalhos Acadêmicos”, os graduandos devem, igualmente, preencher a ficha de inscrição no site e anexar, em formato PDF, seu trabalho que deve ser redigido em oito laudas.

Na categoria “Reportagens Jornalísticas”, as matérias deverão versar sobre a temática “Direitos Humanos e Cidadania” e ser anexadas, em formato PDF, junto à ficha de inscrição devidamente preenchida.

Já para concorrer na categoria “Trabalhos dos Magistrados”, os interessados deverão encaminhar, em formato PDF, trabalho versando sobre o mesmo tema “Direitos Humanos e Cidadania”, redigido em oito laudas.

Premiações

Conforme edital, os três primeiros colocados nas categorias “Práticas Humanísticas”, “Trabalhos Acadêmicos” e “Reportagens Jornalísticas” serão premiados, respectivamente, com 15 mil, 10 mil e 5 mil reais. Já a categoria “Trabalhos dos Magistrados” premiará o vencedor com o Troféu Amaerj Patrícia Acioli de Direitos Humanos e o segundo e terceiro colocados com menções honrosas.

A cerimônia de premiação desta edição do Prêmio está prevista para ocorrer no dia 6 de novembro de 2017, no Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Incentivo

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli, destacou a importância da iniciativa que dá evidência e presta reconhecimento público a práticas de Direitos Humanos e motivou os magistrados, assim como profissionais da imprensa e acadêmicos do Estado do Amazonas a participarem do Prêmio. “Parabenizo a Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro, na pessoa de sua presidente, Renata Gil de Alcântara, pela proposta do Prêmio que, anualmente, mobiliza a magistratura e vários segmentos da sociedade brasileira a necessária reflexão acerca do tema ‘Direitos Humanos’. Na mesma oportunidade, convido os magistrados, graduandos, jornalistas, entidades e cidadãos amazonenses a conhecerem e aderirem a esta que é uma iniciativa louvável”, afirmou o desembargador Pascarelli.

Fonte: Tribunal de Justiça do Amazonas.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

5ª Edição do International Insolvency Law Conference: um encontro de destaques no campo jurídico internacional

Estão oficialmente abertas as inscrições para a 5ª Edição do International Insolvency Law Conference, um evento imperdível que reunirá profissionais e pesquisadores de destaque no campo da insolvência empresarial. Marcado para os dias 7 e 9 de março, este congresso promete ser um ponto de convergência para diálogos significativos e análises profundas sobre temas cruciais relacionados à recuperação judicial, recuperação extrajudicial e falência, tanto em âmbito nacional quanto internacional.

ABAT promove debate sobre a PEC 45 com participação de especialistas e autoridades tributárias

A Associação Brasileira de Advocacia Tributária (ABAT) organizará um debate sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45. O evento contará com exposições do Procurador da Fazenda Nacional, Leonardo Alvim, do presidente da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp), Rodrigo Spada, e das especialistas em tributação Melina Rocha, Susy Hoffman e Hadassah Santana.

Coletânea homenageia os 15 Anos do ministro Benedito Gonçalves no STJ

Uma noite repleta de emoções marcou o lançamento da coletânea "Direito Público e Democracia – Estudos em homenagem aos 15 anos de atuação do ministro Benedito Gonçalves no Superior Tribunal de Justiça (STJ)", realizada no Espaço Cultural STJ nesta terça-feira (12).

BINCA Global realiza "Meeting de Neurociencia para la Prevención de la Violencia y Promoción de la Cultura de Paz"

Nesta quarta-feira (13), a partir das 19h, o Buró Internacional de Neurociencia Cognitiva Aplicada (BINCA Global) realiza o evento online "Meeting de Neurociencia para la Prevención de la Violencia y Promoción de la Cultura de Paz". As inscrições estão abertas até o início do evento e podem ser feitas por meio da plataforma Forms, com transmissão nos canais da Binca Global no YouTube, Facebook e Linkedin.