Insatisfação da consumidora se dá em função da perda de performance de aparelho antigo
A perda de performance de versões antigas de iPhones é uma reclamação recorrente entre consumidores da marca. Segundo a opinião de milhares de pessoas em fóruns de internet, a empresa manipularia os sistemas operacionais para que os aparelhos antigos se tornassem mais lentos.
Muitas pessoas já chegaram, até mesmo, a judicializar a questão, ao mover ações contra a Apple na justiça. No entanto, nunca houve um caso tão inusitado como o da americana que processou a empresa com pedido de indenização de U$$ 999 bilhões ou R$ 3,3 trilhões em conversão realizada em câmbio corrente.
Ação coletiva contra a empresa
A ação coletiva impetrada por Violetta Mailyan reúne pedidos de indenização de centenas de outros usuários que reclamam do desempenho de seus aparelhos antigos. No processo, consta que todos os usuários reclamantes tiveram seus direitos a utilidade, valor e uso de seus aparelhos negados.
A autora também assinala que a empresa agiu de forma ilegal ao enganar os usuários quanto a perda de performance dos aparelhos, além de omitir o fato de que os iPhones antigos podem ter uma melhora significativa em suas funcionalidades apenas com a substituição da bateria.
Posicionamento da Apple
Depois de o caso tomar grande repercussão nos Estados Unidos, a Apple resolveu se posicionar. Em nota oficial, a empresa disse que a perda de performance, de fato, acontece. Porém, isso se daria para que o sistema não desligue quando os níveis de bateria do aparelho estão muito baixos.
Esse posicionamento traz à tona um outro grande problema, já apontado por alguns consumidores. A Apple nunca revelou tal condição aos usuários da marca, o que configuraria, no mínimo, má-fé e violação do direito do consumidor.
Fonte: portal UOL