STJ garante direito de visitação a animal de estimação

Data:

direito de visitação a animal de estimação
Créditos: Absolutimages | iStock

A 4ª Turma do STJ confirmou acórdão do TJSP que fixou o regime de visitação a animal de estimação por ex-companheiro após a dissolução da união estável. A corte considerou que tal regulamentação é possível por entender que, apesar de os animais se enquadrarem na categoria de bens semoventes (possuem movimento próprio e são passíveis de propriedade e posse), não podem ser considerados meras “coisas inanimadas”, já que estabelecem relações afetivas com seres humanos.

O caso diz respeito a um casal que vivia em união estável e possuía uma cadela yorkshire, adquirida durante o relacionamento. Após a separação, o animal ficou com a mulher, que impediu o contato do ex-companheiro com a cadela, o que teria causado angústia no rapaz.

O relator do recurso especial, ministro Luis Felipe Salomão, afastou a ideia de que regulamentar visitas a animais é um tema fútil. Para ele, a questão é delicada, porque envolve a afetividade em relação ao animal e a proteção constitucional dada à fauna.

Ele mencionou que, apesar de o Código Civil definir a natureza jurídica dos animais como coisas, há notório vínculo afetivo entre os homens e seus animais de estimação, motivo pelo qual entende que não se deve negar o direito de visitação ao animal, já que isso diz respeito também à preservação e à garantia dos direitos da pessoa humana.

Por fim, citou o Enunciado 11 do Instituto Brasileiro de Direito de Família: “na ação destinada a dissolver o casamento ou a união estável, pode o juiz disciplinar a custódia compartilhada do animal de estimação do casal”.

animal de estimação
Créditos: A dogs life photo | iStock

Apesar de acompanhar o voto do relator, o ministro Marco Buzzi baseou sua fundamentação na noção de copropriedade do animal entre os ex-companheiros. Os votos divergentes entenderam que não é possível adotar a analogia para regular a visita, já que o tema diz respeito à relação entre pais e filhos.

Com o julgamento do recurso, o ex-companheiro poderá visitar a cadela em fins de semana, feriados e festas de final de ano, além de participar de atividades como levar o animal ao veterinário. (Com informações do Superior Tribunal de Justiça.)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um Comentário

  • Default Comments (0)
  • Facebook Comments
  • Disqus Comments

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

AB2L London Summit: a revolução da advocacia global passa por Londres

Evento inédito reúne lideranças jurídicas para explorar inovação, tecnologia...

Justiça catarinense confirma possibilidade de penhora de bens comuns do casal em ação de execução

A penhora sobre os bens comuns do casal no regime de comunhão universal de bens é juridicamente viável, desde que a meação do cônjuge não devedor seja devidamente preservada, conforme determina o artigo 1.667 do Código Civil, observando as exceções previstas no artigo 1.668.

Digital Influencer será indenizado após suspensão injustificada de conta no TikTok

A suspensão arbitrária de um perfil em rede social configura falha na prestação de serviço, especialmente quando a conta é utilizada como fonte de renda. Caso a plataforma não comprove a violação dos termos de uso, pode ser condenada à reativação do perfil e ao pagamento de indenização por danos morais.

Justiça exige maior rigor de multinacional para combater golpes virtuais durante Black Friday

O juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Brusque determinou que uma multinacional de anúncios digitais adote medidas imediatas para prevenir o uso de sua plataforma em golpes virtuais. A decisão, proferida em 25 de novembro de 2024, obriga a empresa a bloquear anúncios que utilizem indevidamente o nome e a imagem de uma rede de lojas de departamentos e de seu proprietário, salvo os provenientes de perfis verificados e oficiais.