Hering é notificada por uso de reconhecimento facial sem conhecimento dos clientes

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Idec acionou a Hering por conta do uso dessa tecnologia.

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Créditos: metamorworks | iStock

Ao inaugurar uma loja conceito que utiliza desde reconhecimento facial à detecção de calor para analisar os sentimentos dos clientes, a Hering foi notificada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) para prestar esclarecimentos.

Para o instituto, a empresa estaria utilizando a tecnologia sem a autorização prévia dos clientes. O Idec afirmou estar em alerta com possíveis violações a direito dos consumidores – um deles seria o direito à liberdade de escolha.

De acordo com o Idec, um dos questionamentos que estão sendo averiguados é que a obtenção e análise dos dados deveria acontecer com o consentimento dos clientes com base na Lei de Proteção de Dados Pessoais, que entrará em vigor no ano que vem.

A Hering tem um prazo de dez dias para apresentar sua defesa.

Loja conceito da Hering

A Hering Experience conta com uma tecnologia avançada para estudo do comportamento dos clientes. Existe sensores capazes de identificar o sexo e a faixa etária dos clientes, sensores de calor para identificar as zonas de maior preferência para os clientes que frequentam o local,  pode ainda se integrar com a loja online da marca, os clientes podem realizar compras online e buscá-las na loja física ou comprar na Hering Experience e receber os produtos em casa.

A loja também possui um espelho interativo, que permite desde mudar a iluminação e música ambiente a realizar a compra online no provador (interessante principalmente para quando não há peças em estoque).

Outra inovação são etiquetas com identificação por radiofrequência (RFDI) que facilitam a gestão do estoque das peças. (Com informações do StartSe.)

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