Soluções extrajudiciais em Fórum de Mangabeira desafogam Poder Judiciário

Data:

Soluções extrajudiciais em Fórum de Mangabeira desafogam Poder Judiciário | Juristas

Além de garantir eficiente assistência judiciária gratuita, atuando em 90% dos processos que tramitam na justiça estadual, a Defensoria Pública da Paraíba, ainda vem contribuindo sobremaneira para evitar que o Poder Judiciário se torne ainda mais assoberbado de ações e comprometa a agilidade na prestação de serviços ansiada pelos jurisdicionados.

Nesse sentido, um bom exemplo vem do Fórum de Mangabeira, dado pelas defensoras públicas Elisabeth Pimentel, Elizabeth Miranda e Fátima Andrade, que criaram um espaço 100% virtual de diálogo, de soluções extrajudiciais e de conflitos, com integral apoio do defensor público-geral Ricardo Barros e do defensor público e coordenador local João Gaudêncio e sua equipe.

Resultados positivos

Os números, por si só, traduzem e dimensionam o êxito da iniciativa. Já no primeiro mês de trabalho (maio), foram realizadas 20 sessões, número que foi duplicado no mês seguinte (junho), ou seja, média de mais de uma sessão por dia.

“Em conversa com as colegas Fátima Andrade e Elizabeth Miranda, entendemos ser o momento oportuno, de pôr em prática essa, que era uma antiga ideia. 60 dias após o seu desenvolvimento, temos convicção da necessidade da implantação de um Núcleo local, já que esse trabalho está sendo desenvolvido de forma extraordinária”, afirmou Elisabeth Pimentel.

Como funciona

A equipe de Mangabeira atende e passa o contato das pessoas que aceitam participar. Daí as três defensoras em contato com as mesmas, fazem a pré-medicação, explicando como tudo vai acontecer e criam um grupo de WhatsApp, por meio do qual é solicitada a documentação e acontece a sessão de mediação/conciliação por chamada de vídeo.

“Após a sessão, havendo construção de acordo pelas partes, é feito o Termo de acordo, que é postado no grupo para que seja assinado e após, pedimos a homologação. No momento estamos priorizando o atendimento de divórcios, dissolução de união estável e alimentos e na grande maioria dos casos, as partes conseguem conversar e chegar a um acordo”, acrescentou.

Ela finalizou, destacando a oportunidade que o espaço proporciona às partes, de  serem protagonistas na solução de suas questões, já que são elas que decidem tudo, com base no diálogo e de forma responsável.

Os interessados devem procurar o atendimento de Mangabeira, através do número (83) 98640-5263 (WhatsApp) e chat, que pode ser acessado, clicando aqui.

Com informações da Ascom.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Descubra Portugal: Os 10 Melhores Destinos Turísticos para Visitar em 2024

Portugal, um país de rica herança histórica e belezas naturais impressionantes, é um destino que cativa turistas de todo o mundo. Neste artigo, exploraremos os melhores destinos turísticos que Portugal tem a oferecer, cada um com suas características únicas e atrações imperdíveis.

O que é Europass?

O Europass é uma ferramenta desenvolvida pela União Europeia com o objetivo de promover a clareza e a transparência das competências e qualificações dos cidadãos europeus. Essencial para aqueles que buscam oportunidades de trabalho ou educação em diferentes países do bloco, o Europass facilita a comunicação dessas informações de maneira padronizada e reconhecida internacionalmente.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.