Suspensão da divulgação anual do Relatório Doing Business do Banco Mundial

O Banco Mundial anunciou recentemente que não dará continuidade aos estudos sobre a qualidade do ambiente negocial nas economias mundiais e interromperá a divulgação do Relatório Doing Business.

Ao tomar essa decisão o Banco Mundial não deixou de reconhecer que os indicadores do Relatório Doing Business são extremamente relevantes para a concepção de políticas públicas e para o auxílio na tomada de decisões bem informadas. Observou, inclusive, que os dados das pesquisas contribuem para o aprimoramento das estratégias que visam a melhoria das condições econômicas e sociais dos países. Não negou, portanto, que o Relatório Doing Business tem sido amplamente utilizado para a definição de políticas públicas estatais mais precisas e eficientes. O Banco Mundial, acrescentou, ainda, que ao longo da sua história o Doing Business favoreceu a compreensão dos problemas globais e direcionou a atuação do setor privado, da sociedade civil, da academia e de outros agentes econômicos.

A despeito de todas essas ponderações, ressaltou-se que a confiança nas pesquisas é um fator essencial para alcançar os objetivos propostos pelo Relatório.

Com essa convicção, o Banco Mundial determinou a realização de auditorias e investigações para apurar a regularidade das pesquisas e a veracidade das informações divulgadas no citado Relatório.

Depois de uma análise detalhada das informações colhidas nos últimos anos, foram descobertas inconsistências metodológicas, incompatibilidades de dados, falhas procedimentais e possíveis desvios de conduta. As irregularidades abrangem principalmente os anos de 2018 a 2020. Os supostos desvios éticos apontados pelas revisões e auditorias estão sendo investigados em procedimentos disciplinares internos.

Tudo isso levou a Administração do Grupo Banco Mundial a decidir interromper, por tempo indeterminado, os estudos empregados na divulgação do Relatório Doing Business.

Não obstante o Banco Mundial reafirmou que continua empenhado e comprometido com o desenvolvimento econômico e com o aprimoramento dos sistemas normativos que regulam os ambientes de negócios em todo o planeta.

Assim, após a apuração detalhada de todas as supostas falhas, não se descartou a retomada dos estudos e das avaliações sobre os ambientes de negócios, naturalmente com o emprego de novas metodologias, mais apropriadas e seguras.

Fonte: https://www.worldbank.org/en/news/statement/2021/09/16/world-bank-group-to-discontinue-doing-business-report

DEIXE UMA RESPOSTA