STJ alerta sobre tentativas de phishing em e-mails falsos

teletrabalho
Créditos: nd3000 | iStock

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou na quarta-feira (1), um alerta sobre tentativas de phishing (técnica usada para enganar pessoas para que compartilhem seus dados pessoais e/ou financeiros) utilizando um e-mail falso creditado ao Tribunal.

De acordo com o comunicado, o STJ recebeu informações de que em várias mensagens vem sendo indicado como remetente o endereço [email protected], que não pertence ao STJ.

STJ alerta sobre tentativas de phishing em e-mails falsos | Juristas
Phishing, cyber security, online information breach or identity theft crime concept. Hacked phone. Hacker and cellphone with hologram data. Mobile scam, fraud or crime. Cybersecurity infringement.

O Tribunal orienta que os usuários que recebam esses e-mails os excluam e não cliquem nos eventuais anexos, nem em links indicados. Recomenda, ainda, a inclusão do remetente na lista de lixo eletrônico (spam).

No comunicado o STJ reforça ainda que, os e-mails do tipo phishing embora possuam diversos formatos, possuem algumas características semelhantes. Por visarem a captação de dados, usualmente, essas mensagens, “contêm solicitações de confirmação de credenciais, contas, senhas e outras informações sensíveis”.

A Ouvidoria da corte está à disposição para sanar dúvidas adicionais sobre a questão, por meio do seu formulário, disponível no endereço www.stj.jus.br/ouvidoria.  Na dúvida, “desconfie e não clique em anexo nem em link”, frisa o comunicado.

Com informações do Superior Tribunal de Justiça.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000