Acordo entre Febraban e PF busca espaço cibernético mais seguro

Data:

Diante do acréscimo de mais de 100% nos ciberataques a dados bancários, decisão procura maior troca de informações entre as organizações

juizados especiais
Créditos: Solarseven | iStock

Recentemente, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) assinou um acordo de cooperação técnica (ACT) com a Polícia Federal (PF) para desenvolverem em conjunto, medidas preventivas, educativas e de repressão a crimes cibernéticos e ataques de alta tecnologia em busca de um espaço cibernético mais seguro.

O acordo formalizado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres, e o presidente da FEBRABAN, Isaac Sidney, prevê maior colaboração entre o setor financeiro e a PF em relação ao tema, com troca de informações sobre o espaço cibernético, intercâmbio de dados e apoio técnico e logístico.

Proteção de Dados
Créditos: ipopba / iStock

Estão previstos ainda o desenvolvimento de estudos técnicos e profissionais que levem a avanços na tecnologia e a realização de cursos, treinamentos e capacitação técnico-científica.

Para Luiza Leite, CEO da Dados Legais, empresa especializada em proteção de dados, a junção tem tudo para dar certo. “O compartilhamento de dados financeiros promete trazer mais eficiência para as investigações da PF, da mesma forma que tornam mais rastreáveis os crimes eletrônicos. Contudo, deve-se atentar sempre para que eventuais compartilhamentos de dados pessoais sejam à luz da LGPD e com as melhores práticas, a fim de resguardar o cidadão”.

Acordo entre Febraban e PF busca espaço cibernético mais seguro | Juristas
Luiza Leite, CEO da Dados Legais, empresa especializada em proteção de dados

A decisão se mostrou bastante importante em meio a novas pesquisas que demonstram fragilidade no ramo. As organizações do setor financeiro estão entre os principais alvos de ciberataques no Brasil. O alerta é de uma empresa nacional de segurança na internet, a Apura. O crescimento dos ataques contra dados bancários foi de 141% em comparação a 2020.

O grande aumento se deve a importância e impacto que os dados financeiros geram nas atividades econômicas e na sociedade como um todo somado à falta de visibilidade das instituições de quais as vulnerabilidades presentes em seus sistemas, informa a advogada.

Os dados se referem aos eventos criminosos na internet promovidos por ransomware. Trata-se de ataques cibernéticos que levam ao sequestro dos dados e por consequência, pedidos de recompensa Quando se tratam de dados com alto valor agregado e impacto social, como é o caso de dados bancários, fica mais fácil para os criminosos negociarem e obterem a recompensa solicitada de fato, explica Luiza.

O Brasil ocupa o 6º lugar no ranking de países com mais vazamentos de dados do mundo. De janeiro a novembro de 2021, 24,2 milhões de perfis de brasileiros tiveram suas informações expostas na internet a partir de ataques ou brechas em sistemas.

Com informações da assessoria.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

BASF processa Apple nos EUA por suposta violação de patente de tecnologia de reconhecimento facial

A BASF, por meio da unidade trinamiX, processou a Apple nos Estados Unidos por suposta violação de patentes relacionadas a uma tecnologia de autenticação facial. A empresa alemã afirma ter desenvolvido, ao longo de cerca de dez anos, uma solução destinada a aumentar a segurança do reconhecimento facial contra fraudes com fotografias, máscaras 3D e réplicas de silicone. A ação envolve a utilização da tecnologia em modelos de iPhone e iPad e poderá resultar em responsabilização da Apple caso seja reconhecida a violação das patentes.

Primeiros processos sob nova sistemática da relevância da questão federal serão analisados pelo STJ

O STJ realizará, entre 30 de setembro e 6 de outubro, as primeiras sessões virtuais para análise de processos submetidos à nova sistemática da relevância da questão federal. As três Seções especializadas examinarão controvérsias relacionadas a atividade especial por exposição à eletricidade, honorários advocatícios em cobranças de taxas condominiais e utilização da palavra da vítima em processos envolvendo estupro de vulnerável e assédio sexual. O novo sistema prevê diferentes procedimentos conforme o reconhecimento ou não da relevância e poderá resultar na formação de precedentes qualificados.

Banco Central amplia de 30 para 80 dias prazo para contestar devoluções do Pix pelo MED

O Banco Central ampliou de 30 para 80 dias o prazo para contestação de devoluções realizadas pelo Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix quando o recebedor suspeitar que o mecanismo foi acionado de forma fraudulenta. A mudança entrou em vigor em 1º de setembro e beneficia especialmente comerciantes e prestadores de serviços que podem sofrer com falsas alegações de fraude após receberem pagamentos. O prazo para a vítima de um golpe solicitar o MED permanece em até 80 dias após a transferência original.

Cristiano Zanin é reconduzido ao cargo de ministro substituto do TSE por mais dois anos

O ministro Cristiano Zanin, do STF, foi reconduzido para mais dois anos no cargo de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral. Ele integra a composição da corte eleitoral desde agosto de 2024. O TSE é formado por sete ministros titulares e sete substitutos, com representação do STF, do STJ e da advocacia. O novo mandato de Zanin terá duração de dois anos, conforme as regras aplicáveis aos ministros indicados pelo Supremo.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo