Acusado de tentativa de feminicídio é condenado a oito anos de prisão

Data:

Tribunal fixa pena de 25 anos a homem condenado por feminicídio no oeste de SC
Créditos: Por Thawornnurak / shutterstock.com

O Tribunal do Júri de Planaltina condenou, no último dia 22, um homem de nome Augusto Júnior Lima Soares a oito anos de prisão, por tentar matar sua companheira. No dia dos fatos, o réu discutiu com a esposa dentro de casa, esfaqueou a mulher na rua e fugiu logo após a prática do crime.

Segundo os autos (0700973-92.2021.8.07.0005), o delito aconteceu no final da tarde do dia 31 de janeiro de 2021, no Setor Residencial Leste, em Buritis II, localizado em Planaltina (DF). A vítima não foi atingida em local de imediata letalidade e recebeu atendimento médico eficaz. Para o Ministério Público do DF, o crime foi praticado contra mulher por razões de condição do sexo feminino, no âmbito doméstico, uma vez que a vítima era companheira do acusado.

Lei do Feminicídio
Créditos: Polifoto / iStock

Em plenário, a representante do MPDFT sustentou a acusação e pediu a condenação do acusado na forma da sentença de pronúncia. O acusado, em seu interrogatório, confessou a prática do crime. Por fim, a Defensoria Pública sustentou, primeiro, a tese de desistência voluntária e pediu a desclassificação do crime. Pediu, ainda, a absolvição por clemência, por conta de o acusado ser primário e nunca ter cometido algum crime. Ao apreciarem os quesitos, os jurados entenderam por bem condenar o réu pela prática do crime descrito na sentença de pronúncia.

homem
Créditos: Zolnierek | iStock

Sendo assim, em respeito à decisão soberana do júri popular, o Juiz Presidente da sessão de julgamento condenou Augusto Júnior Lima Soares como incurso nas penas do artigo 121, § 2º, inciso VI, e § 2º-A, inciso I, c/c artigo 14, inciso II, todos do Código Penal. De acordo com o magistrado, as consequências do crime são graves e devem ser valoradas de forma negativa. “No presente caso, considerando que o laudo de exame de corpo de delito atestou que a ofendida sofreu risco de morte, ou seja, a vítima esteve prestes a ir a óbito, tem-se que a pena deve ser reduzida em seu patamar mínimo (um terço)”, afirmou o Juiz.

O réu respondeu ao processo preso e não poderá recorrer em liberdade. O regime para o cumprimento inicial da pena será o semiaberto.

Com informações do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.