A cervejaria Rio Carioca publicou, em 2015, propaganda que provocava o produto da empresa concorrente
A marca de cerveja Rio Carioca foi multada em R$ 50 mil devido a uma propaganda veiculada em 2015, que dizia que “se não se comportar, o Papai Noel vai trazer Itaipava”. Embora a ação seja antiga, o veredito saiu na segunda-feira (22/01), pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.
A marca faz propagandas que brincam com uma série de fatos e acontecimentos do Brasil, mas essa foi encarada como ofensiva pela Itaipava, que entrou na justiça para que tivesse o seu caso resolvido.
Outras peças publicitárias da marca já foram baseadas em personagens do Rio de Janeiro, políticos e músicas, mas nenhuma delas havia resultado em um processo judicial.
Resultado do julgamento
Houve unanimidade no julgamento da 1ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP, em que a companhia Grupo Petrópolis, detentora da Itaipava, ganhou a ação reclamada por danos morais, o que acarretou na penalização da Rio Carioca através de uma multa de R$ 50 mil.
Além do pagamento da multa, as peças publicitárias referentes ao caso que haviam sido veiculadas na internet foram removidas do ar.
Em sua defesa, a Rio Carioca alegou em recurso que atua em um ramo diferente da Itaipava, que é o de cervejas artesanais, e era essa a imagem que queria passar com a propaganda, e não qualquer tipo de ofensa à outra marca. Essa alegação, porém, não foi aceita no julgamento.
Fonte oficial: Exame