Suzane von Richthofen se recusa a submeter-se a teste psicológico que pode colocá-la em liberdade

Data:

Suzane von Richthofen se recusou a fazer teste psicológico

Suzane von Richthofen, que, no ano de 2002, planejou e executou a morte de seus pais, está prestes a sair da prisão. Ela foi condenada a 39 anos de reclusão, mas com a progressão de regime, poderia estar em liberdade. Se não fosse o teste psicológico ao qual ela se recusa a se submeter, determinado pela Justiça.

Sempre que há tentativa de progressão para um regime mais brando, o preso deve passar por exames criminológicos. Suzane solicitou a progressão para o regime aberto e fez os exames em novembro de 2017. Apesar dos resultados favoráveis à jovem no início de 2018, a juíza criticou que os testes foram aplicados por especialistas da penitenciária de Tremembé, que possuem contato direto com Suzane. Por isso, em março, a magistrada indicou uma banca de especialistas para refazer os exames.

Além dos exames convencionais, o Ministério Público solicitou que a juíza incluísse um teste adicional — o de Rorschach. Suzane refez os exames, mas não fazer o exame de Rorschach. Seu advogado impetrou um agravo de execução na 5ª Câmara Criminal do TJ-SP, alegando que Suzane não é “é objeto de estudo” e não precisa se submeter a testes que não são frequentemente aplicados à população carcerária.

O teste projeta aspectos da personalidade do paciente, inclusive aqueles que eventualmente querem ser escondidos. No Brasil, o teste é validado pelo Conselho Federal de Psicologia. Ele costuma ser aplicado para autores de crimes específicos, como sexuais, muito violentos ou cometidos em série. Esse é o fundamento de ele ser aplicado a Suzane, de acordo com o promotor do MP, já que ela cometeu um crime grave.

A jovem tem razão ao não querer se submeter ao Rorschach, já que, na única vez que o realizou, em 2014, foi descrita como “manipuladora”, “dissimulada”, “narcisista” e “possuidora de agressividade camuflada”.

Em resposta ao agravo, o desembargador disse que a jovem não precisa se submeter a um teste que não deseje, mas que a recusa é considerada demérito para a progressão.

Fonte: Veja

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Transportadora tem indenização negada por falta de gerenciamento de risco no caso de roubo de carga

A 5ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) decidiu, por unanimidade, negar provimento ao recurso de apelação de uma empresa transportadora que teve sua carga de bobinas galvanizadas, avaliada em R$ 174.643,77, roubada. A seguradora se recusou a indenizá-la, alegando que a empresa não implementou o gerenciamento de risco previsto em contrato.

TJDFT condena homem por furto de celular em troca de serviços sexuais

A 3ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve, por unanimidade, a decisão que condenou um homem a um mês de detenção pelo furto de um aparelho celular de outro homem para o qual teria prestado serviços sexuais.

Justiça condena pastor por estupro de vulnerável em Bauru

A 2ª Vara Criminal de Bauru proferiu uma decisão condenando um pastor evangélico pelo crime de estupro de vulnerável, praticado contra uma adolescente menor de 14 anos. A pena estabelecida foi de 20 anos de reclusão, em regime inicial fechado.

Compensação entre gratificação de função e horas extras é válida, entende 3ª Turma do TST

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) validou uma norma coletiva que previa a compensação do valor recebido por um bancário a título de gratificação de função com horas extras reconhecidas em ação trabalhista. Segundo o colegiado, a gratificação tem natureza salarial, e eventual ajuste sobre a parcela é possível, desde que feito por meio de convenção ou acordo coletivo, como no caso em questão.