Justiça bloqueia bens do empresário Sidnei Piva do Grupo Itapemirim, que está em recuperação judicial

Data:

Indenização por danos morais - Azul Linhas Aéreas
Créditos: Rawf8 / iStock

A justiça paulista determinou o bloqueio de bens do empresário Sidnei Piva de Jesus, do Grupo Itapemirim, e de todas as empresas abertas por ele desde o início da aprovação do plano de recuperação judicial do grupo, em 2016. A decisão do juiz João de Oliveira Rodrigues Filho, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais, busca garantir que o patrimônio não seja dilapidado e garantir o pagamento de credores. A informação é de O Globo e UOL.

Em recuperação judicial desde 2016, o Grupo Itapemirim soma quase R$ 2 bilhões em dívidas tributárias. Conforme os credores, o plano não está sendo cumprido. Eles afirmam que a empresa desviou dinheiro das empresas para financiar a Ita Transportes Aéreos, que começou a operar em junho de 2021, mas suspendeu as operações pouco tempo depois, em dezembro, às vésperas do Natal e Ano-Novo.

indenização empresa aérea
Créditos: AnothaiThiansawang / iStock

Em comunicado interno, divulgado na última semana, a Itapemirim anunciou a venda de sua companhia aérea para a Baufaker Consulting. A mensagem foi assinada pelo presidente da companhia, Adalberto Bogsan, que confirmou a informação ao UOL. A EXM Partners, que administra o processo de recuperação judicial do grupo, reclamou que a transação não passou pelo juiz da recuperação judicial, o que contraria a lei.

Na decisão, o juiz João de Oliveira Rodrigues Filho, diz estar preocupado com "eventual dilapidação de patrimônio e eventual conduta do sócio na gestão dos recursos e patrimônio das recuperandas". "Veja-se que há, nos autos, reiteradas condutas praticadas por Sidnei Piva em contrariedade ao quanto determinado por este Juízo (veja-se o desligamento do Sr.Florisvaldo Aparecido Hudinik no dia 13.04.2022 - vésperas do feriado de páscoa) e das condutas praticadas pela companhia aérea às vésperas de feriados, surpreendendo a todos e do inadimplemento do plano de recuperação judicial, determino a indisponibilidade de bens", diz o magistrado em trecho da decisão.

companhias aéreas
Créditos: Chalabala / iStock

O juiz Rodrigues Filho também bloqueou as contas de Silvana, mulher de Piva, visto que os dois estão separados, mas não divorciados, além de haver suspeita sobre a sua participação na compra de um imóvel de luxo. Conforme o magistrado, Silvana "pelo que temos de informação, não há divórcio formalizado. Ela aparece em empresas onde há transações financeiras com a Itapemirim, além de suspeitas sobre sua participação na aquisição em imóvel de luxo na Riviera de São Lourenço/SP", disse o juiz em outro trecho da decisão.

empresa
Créditos: Mariusz Szczygiel | iStock

Em fevereiro, a Justiça já havia determinado o afastamento de Sidnei Piva do comando do Grupo Itapemirim, além do uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de deixar o país. Mas, cerca de um mês depois, a 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do TJSP revogou a decisão anterior, e Piva conseguiu o direito de voltar ao comando da Itapemirim.

Conforme o UOL procurou a Itapemirim não deu um posicionamento um posicionamento sobre a decisão.

Com informações do UOL e O Globo.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Recurso para JARI por dirigir veículo sem CNH

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo Recurso - JARI - Uso Indevido de Película Refletiva (Insulfilm)

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo de Recurso - JARI - Estacionamento Proibido

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Direitos dos Cidadãos Portugueses

Em Portugal, como em qualquer sociedade democrática, os cidadãos estão assegurados por uma série de direitos fundamentais que são essenciais para a sua participação ativa na vida cívica, cultural, econômica e política do país. Este artigo explora de forma detalhada os direitos civis, sociais, políticos, econômicos e de proteção e segurança que moldam a existência e as interações dos cidadãos no contexto português.