Professor Cássio Cavalli lança ebook “O direito de voto na recuperação judicial”

Data:

Professor Cássio Cavalli lança ebook "O direito de voto na recuperação judicial" | JuristasO professor e pesquisador, Cássio Cavalli, acaba de lançar mais um ebook, “O direito de voto na recuperação judicial”, está disponível na Amazon e faz parte da coleção “Ensaios de Direito Concursal”. O ensaio foca nos critérios para o controle judicial do exercício do direito político de voto em plano de recuperação judicial.

No contexto de recuperação judicial, a expressão da intenção contratual é realizada através da utilização do direito político de voto, atribuído individualmente aos credores. A decisão coletiva dos credores é formada pela maioria dos votos válidos emitidos.

Desse modo, as regras que governam o exercício do direito político de voto durante a recuperação judicial, bem como sua aplicação em relação ao plano de recuperação, formam o núcleo central das normas de reestruturação. Portanto, são delineadas as orientações normativas que guiam o direito de voto e sua implementação no contexto do plano de recuperação judicial.

Professor Cássio Cavalli lança ebook "O direito de voto na recuperação judicial" | JuristasEm seguida, é explorada a noção de interesse de credor, que constitui a base da disciplina normativa do direito de voto, que aponta para a função típica do voto, que constitui os parâmetros para o seu exercício regular e, também, da caracterização do seu exercício abusivo, em virtude do desvio de sua função típica.

Por último, este ensaio sistematiza cada uma das hipóteses de exercício do direito de voto, identificando cada um dos critérios normativos utilizados para o controle judicial do exercício do direito de voto em plano de recuperação judicial.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Concessionária de energia é condenada a indenizar usuária por interrupção no fornecimento

A 33ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação de uma concessionária de energia ao pagamento de R$ 10 mil por danos morais a uma usuária que ficou sem fornecimento de energia elétrica por quatro dias, após fortes chuvas na capital paulista em 2023. A decisão foi proferida pelo juiz Otávio Augusto de Oliveira Franco, da 2ª Vara Cível do Foro Regional de Vila Prudente.

Homem é condenado por incêndio que causou a morte do pai idoso

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a condenação de um homem pelo crime de incêndio que resultou na morte de seu pai idoso. A decisão, proferida pela Vara Única de Conchal, reduziu a pena para oito anos de reclusão, a ser cumprida em regime fechado.

Remuneração por combate a incêndio no Porto de Santos deve se limitar ao valor do bem salvo

A 9ª Vara Cível de Santos condenou uma empresa a pagar R$ 2,8 milhões a outra companhia pelos serviços de assistência prestados no combate a um incêndio em terminal localizado no Porto de Santos. O valor foi determinado com base no limite do bem efetivamente salvo durante a operação.

Casal é condenado por expor adolescente a perigo e mantê-lo em cárcere privado após cerimônia com chá de ayahuasca

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a condenação de um casal pelos crimes de sequestro, cárcere privado e exposição ao perigo à saúde ou vida, cometidos contra um adolescente de 16 anos. A decisão, proferida pela juíza Naira Blanco Machado, da 4ª Vara Criminal de São José dos Campos, fixou as penas em dois anos e quatro meses de reclusão e três meses de detenção, substituídas por prestação de serviços à comunidade e pagamento de um salário mínimo.