Artigos

O que é inteligência artificial adversária e por que isso importa?

A inteligência artificial está se tornando um componente crítico na hora de governo, empresas e cidadãos se defenderem contra ataques cibernéticos.

Créditos: Hwanchul | iStock

Os avanços nas capacidades de aprendizagem profunda se tornarão parte integrante da agenda de segurança, já que criminosos podem aproveitar a inteligência artificial para conduzir uma nova geração de ataques. É a chamada Adversarial AI ou inteligência artificial adversária.

Inteligência artificial adversária

Adversarial AI é o desenvolvimento e uso malicioso de tecnologias e sistemas digitais avançados que possuem processos intelectuais tipicamente associados ao comportamento humano. Isso inclui a capacidade de aprender com experiências passadas e raciocinar ou descobrir o significado a partir de dados complexos.

Os criminosos já estão aproveitando o reconhecimento automatizado, a exploração de alvos e a penetração da rede de ponta a ponta. Em breve, a tecnologia permitirá que automatizem todos os elementos de seu ciclo de ataque, incluindo processos atualmente muito manuais, como a capacidade de aprender controles de fraudes e de industrializar táticas de levantamento e lavagem de dinheiro.

Considerando os princípios do big data, a IA adversária terá impacto no cenário de ameaças de três formas principais.

  • Maior volume de ataques contra um ciclo de ataque mais amplo;
  • Novo ritmo, eficiência e velocidade de ataques, que podem se adaptar ao ambiente em tempo real;
  • Novas variedades de ataques, permitindo metodologias de ataque que antes eram inviáveis.

Como se proteger?

Os avanços dos ataques demandarão uma metodologia baseada em fundamentos sólidos de segurança, mais evoluídos e adaptados.

Em primeiro lugar, será preciso conhecer o atual ambiente de ameaças. É impossível defender uma organização de todos os ataques em todos os canais o tempo todo. A compreensão e a defesa contra a IA adversária exigirão um profundo entendimento de onde a adaptação de ameaças desafiará as posturas atuais e onde concentrar recursos limitados.

Em seguida, será preciso investir em habilidades e análises. Para se adaptar a esse novo ambiente de segurança, o governo, os negócios e os sistemas de ensino precisam garantir que tenham uma base de habilidades e um fluxo de talentos necessários. Atrair, recrutar e treinar pessoas com habilidades interdisciplinares como computação avançada, matemática e análise orquestrada será de suma importância.

Outro ponto importante é investir em fornecedores e terceiros. A defesa profunda em larga escala é baseada em um conjunto integrado de serviços. Eles gerenciam e refinam ativamente as defesas conforme a mudança do cenário de ameaças em um nível operacional e estratégico.

O investimento em novas parcerias políticas operacionais também é importante. Ataques em larga escala exigirão parcerias proativas e alianças além das estruturas tradicionais. Para isso, serão estratégias com parceiros intersetoriais, reguladores e governos, que podem colaborar na estratégia e responder ativamente aos novos desafios de segurança (Com informações do Fórum Econômico Mundial.)

Postagens recentes

Como ter dupla cidadania? Como fazer?

1. Como ter dupla cidadania? Como fazer? Obter dupla cidadania significa adquirir a nacionalidade de dois países diferentes ao mesmo… Veja Mais

29 minutos atrás

Que tipos de visto existem na Espanha ?

Tipos de Visto para a Espanha em 2024: Um Guia Detalhado A Espanha oferece diversos tipos de visto para atender… Veja Mais

1 hora atrás

ETIAS: Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem

- Sistema eletrônico que permitirá que cidadãos de países isentos de visto para a Europa solicitem uma autorização online antes… Veja Mais

2 horas atrás

Pleno do TJPB elege Aluízio Bezerra Filho como novo desembargador pelo critério de merecimento

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em sessão administrativa realizada nesta segunda-feira (29), escolheu o juiz Aluízio… Veja Mais

3 horas atrás

Como Obter a Cidadania Portuguesa: Guia Completo para Naturalização, Casamento e Investimento

Conquistar a cidadania portuguesa pode abrir muitas portas para quem deseja viver, trabalhar e estudar na União Europeia. A cidadania… Veja Mais

7 horas atrás

Inscrição indevida no CADIN gera indenização

Introdução O CADIN, Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal, é um importante instrumento que visa manter… Veja Mais

10 horas atrás