Como funciona o rodízio de carros na cidade de São Paulo?
- Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Visualizando 1 post (de 1 do total)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Marcado: bicicleta, carona, cidade, deficiência, desafio, dia, estratégia, feriado, hora, isento, metrópole, multa, penalidade, pessoa, placa, programa, Rodízio, são paulo, transporte público
O rodízio de carros em São Paulo, oficialmente conhecido como Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores no Município de São Paulo, é uma medida implementada para reduzir o congestionamento e a poluição na cidade. Funciona restringindo a circulação de veículos em determinadas áreas e horários, baseado no número final da placa do veículo.
Dias e Horários de Restrição:
– O rodízio é válido em dias úteis, geralmente das 7h às 10h e das 17h às 20h.
– Cada final de placa tem um dia específico de restrição. Por exemplo, placas que terminam em 1 e 2 não podem circular na segunda-feira durante os horários de restrição, placas que terminam em 3 e 4 na terça-feira, e assim por diante até o final 9 e 0 na sexta-feira.
– Veículos de emergência, ônibus urbanos, táxis, e alguns outros tipos de veículos especiais, como os utilizados por pessoas com deficiência, estão isentos do rodízio.
– Durante feriados e entre o final de dezembro e início de janeiro, o rodízio geralmente é suspenso.
O rodízio de carros é uma das estratégias utilizadas pela Prefeitura de São Paulo para tentar controlar os níveis de tráfego e melhorar a qualidade ambiental na cidade, enfrentando os desafios de uma das maiores metrópoles do mundo.
© 2023 Juristas. Todos os direitos reservados.