Como saber que seus investimentos estão seguros

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #352691
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre
    Foto de Annie Spratt na Unsplash

    Quando se fala em investimentos, muitas pessoas ainda tem o pé atrás por causa da segurança e da falta de previsibilidade de muitos deles. Em um país como o Brasil, onde até a poupança teve um confisco, o problema de confiança é claro e fácil de explicar.

    Abaixo vamos explicar alguns dos mecanismos de segurança e como ficar mais tranquilo ao fazer seus investimentos, usando os mais diversos exemplos, inclusive as criptomoedas, que se popularizaram nos últimos anos, inclusive como forma de investir.

    Criptomoedas: como ter maior segurança?

    São várias as criptomoedas no mercado, indo muito além do Bitcoin, que sem dúvidas é a mais conhecida. Porém, a desconfiança é justificada quando se entra em projetos que não se conhece bem e que prometem retornos irreais.

    Então as moedas virtuais exigem estudo prévio e conhecimento da área: elas flutuam de valor e requerem compra e mantenimento em plataformas seguras e confiáveis, como a Binance.

    Por não ter uma regulação específica e ser controlada por Bancos Centrais, há que dar peso para o estudo prévio e o uso de empresas sérias para realizar todo o processo.

    Ações: como ter maior segurança?

    O mercado de ações, especialmente a B3 brasileira, ganhou milhões de novos clientes nos últimos anos. Há várias razões para isso, especialmente as possíveis valorizações rápidas e a possibilidade de investir em empresas sérias.

    Mas assim como as criptomoedas, há que fazer um grande estudo prévio não só das empresas que você quer comprar uma ação, mas também da Bolsa em si e como ela opera. Horários de funcionamentos, movimentos de alta e queda, históricos, cenários macroeconômicos, tudo importa.

    A segurança aqui também implica em procurar uma corretora séria para comprar suas ações. Os bancos recentemente criaram plataformas de investimentos fáceis de usar, sem precisar ligar para corretores no pregão como era pouco tempo atrás. Compre ações pela sua plataforma de investimentos e crie uma planilha acompanhando valores e valorizações. E saiba que este é um mercado volátil.

    CDBs: como ter maior segurança?

    Aqui entra um investimento que é curioso, afinal emprestar dinheiro para um banco parece seguro, especialmente quando a rentabilidade já é prometida logo de cara (pré-fixado). Porém bancos quebram ou não conseguem cumprir seus compromissos também.

    Aqui entra o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante investimentos de até R$250 mil nesses casos, que acontecem, mas não são todo dia. Porém, o mesmo dito acima também vale: pesquise muito bem qual é o Banco que está oferecendo CDBs, especialmente se os valores são muito acima de outros. Se ele está oferecendo muito a mais, pode ser porque precisa desse dinheiro de forma urgente.

    Dicas gerais

    Em todos os investimentos as mesmas regras se aplicam. A diversificação é algo fundamental, até para investidores mais conservadores e que só pensam em imóveis. Colocando os ovos em várias cestas, mesmo que uma caia, não é o fim do mundo.

    O estudo do mercado, das empresas e das plataformas online onde são feitas grande parte das operações também é necessário. Há muito conteúdo educacional na internet, desde informando como comprar uma ação até como informar no imposto de renda suas posses e como estudar o mercado. Invista em educação.

    E, por fim, sempre se alie a empresas sérias. Seja na hora de comprar ações, seja na hora de testar as criptomoedas. As criptomoedas em específico estão passando por um momento de boom e muitos projetos diferentes. Leia sobre esses projetos porque pode ter algum que chame mais sua atenção e envolva pessoas de confiança. Assim sua compra será mais segura e sua tranquilidade, que é o mais importante, estará assegurada.

    São muitas opções

    Não faltam opções no mercado de investimento e dá para destrinchar em vários grupos. Independente de sua escolha, seguindo as dicas gerais acima dá para ter uma entrada muito mais tranquila. Porém, seus investimentos requerem atenção, cuidado e sempre se manter atualizado, mesmo que você não mude de produto. Afinal, você não compraria uma casa e deixaria ela largada por anos, não é mesmo?

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.