Conheça as causas de extinção da punibilidade

Homepage Fóruns Direito Penal Conheça as causas de extinção da punibilidade

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #339945
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Causas de extinção da punibilidade

    As causas de extinção da punibilidade são situações previstas em lei que eliminam a possibilidade de aplicação ou continuação de uma pena a uma pessoa que cometeu um delito. No Brasil, estas causas estão previstas principalmente no Código Penal, e incluem:

    1. Morte do agente: A morte do acusado ou condenado extingue a punibilidade, pois não faz sentido punir alguém que já faleceu.
    2. Anistia, graça ou indulto: São benefícios concedidos pelo poder público que podem extinguir ou modificar a pena. A anistia é geralmente aplicada a um grande número de pessoas e extingue a própria ação penal; a graça é um benefício individual que também pode extinguir ou modificar a pena; e o indulto é uma extinção da pena concedida a grupos de pessoas que se enquadram em certas condições.

    3. Abolitio criminis: Ocorre quando uma conduta deixa de ser considerada crime pela legislação posterior. Se a lei nova não considera mais determinado ato como criminoso, a punibilidade é extinta.

    4. Decadência, prescrição e perempção: A decadência refere-se à perda do direito de queixar-se ou de representar contra o autor do crime após um determinado período. A prescrição é a perda do direito de punir do Estado pelo decurso do tempo, de acordo com prazos estipulados em lei. A perempção é a perda do direito de prosseguir com a ação penal em casos específicos, como quando o querelante deixa de promover o andamento do processo.

    5. Renúncia do direito de queixa ou perdão aceito: Em crimes de ação privada, se a vítima renunciar ao direito de queixa ou se o ofendido perdoar o infrator, a punibilidade é extinta.

    6. Retratação do agente: Em certos crimes, como a calúnia ou a injúria, se o agente se retratar cabalmente antes da sentença, a punibilidade pode ser extinta.

    7. Pagamento do tributo: Em crimes contra a ordem tributária, o pagamento do tributo devido, antes do recebimento da denúncia, pode levar à extinção da punibilidade.

    Estas causas estão sujeitas à legislação vigente e podem variar conforme o tipo de crime e outras circunstâncias específicas. É importante consultar um especialista ou as leis pertinentes para entender completamente o impacto dessas causas em casos específicos.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.