PJeOffice

Compartilhe com:


Este tópico contém resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Wilson Roberto 4 meses, 3 semanas atrás.

  • Autor
    Posts
  • #92905

    Wilson Roberto
    Moderador

    PJeOffice

    O PJeOffice é um software disponibilizado pelo CNJ para assinatura eletrônica de documentos para o sistema PJe. O objetivo do aplicativo é garantir a validade jurídica dos documentos e processos, além de substituir a necessidade do plugin Oracle Java Runtime Environment no navegador de internet e gerar maior praticidade na utilização do sistema.

    Conteúdo

     [ocultar

    Aplicativo PJeOffice para instalação

    Selecione o arquivo para download do seu sistema operacional.

    Sistema Operacional Download
    Servidor 1
    Windows pje-office.exe
    MacOS 64 Bits pje-office_x64.dmg
    Debian 32 bits pje-office_i386.deb
    Debian 64 bits pje-office_amd64.deb
    Unix pje-office_1.0.9_unix_no_embedded.tar.gz

    Aplicativos para download PJeOffice

    Para iniciar o Download do programa, siga os passos abaixo:

    Passo 1: Clique ​no arquivo de download acima conforme seu sistema operacional.

    Passo 2: Aguarde o download terminar.

    Download barra.jpg

    Passo 3: Após a conclusão da transferência clicar no arquivo baixado, e extraia o instalador do arquivo zipado, clicando com o botão direito do mouse em cima do nome do arquivo e depois clicando em “Extrair Tudo…”.

    Download2.png

    Download3.png

    Passo 4: Depois de finalizada a operação clique duas vezes no instalador.

    Download4.png

    Passo 5: Agora simplesmente clique em avançar até finalizar a instalação do aplicativo.​

    Download6.png

    Download7.png

    Download8.png

    Download9.png

    Passo 6: Caso deseje que o programa seja inicializado marque a caixa “Executar PJeOffice”.

    Download10.png

    Configuração modo simples (somente windows)

    Passo 1: Entre no PJe normalmente, na tela de autenticação​ clique no botão “Acessar com certificado digital”

    Download11.png

    Passo 2: Como o aplicativo será utilizado pela primeira vez o próprio irá exibir uma janela pergutando qual certificado utilizar, entretanto esta janela somente irá aparecer para sistemas operacionais Windows e quando existir algum certificado na MsCAPI, caso contrário será exibida a tela de Configuração Avançada.

    Download12.png

    Passo 3: Selecione o certificado desejado e depois clique em “Concluir”.

    Download13.png

    Configuração modo avançado

    Passo 1: Clique com o botão direito do mouse no ícone do PJeOffice localizado no SystemTray (Fica no canto inferior direito ao lado do Relógio, conforme a imagem abaixo).

    Download14.png

    Passo 2: Clique no item de menu “Configuração de Certificado”

    Download15.png

    Passo 3: O aplicativo irá​ exibir a janela abaixo, clique no botão “Carregar providers disponíveis”

    Download16.png

    Passo 4: Após o processamento o aplicativo irá exibir uma lista de providers disponíveis para utilização, selecione dentre as opções o certificado que deseja utilizar e clique em “OK”

    Download17.png

    Passo 5: Caso não apareca nenhum provider disponível para o seu sistema operacional clique na aba PKCS11.

    Download18.png

    Configurando solicitação de senha do certificado

    Passo 1: Clique com o botão direito do mouse no ícone do PJeOffice localizado no SystemTray (Fica no canto inferior direito ao lado do Relógio, conforme a imagem abaixo).

    Download14.png

    Passo 2: Clique no item de menu “Configuração de Certificado”

    Download15.png

    Passo 3: O aplicativo irá​ exibir a janela abaixo, na aba “Preferências”, possibilitando assim definir em quais momentos que deseja inserir a senha do PIN no certificado. Na aba “Preferências” apresenta um combo com as seguintes opções:

    • Apenas no primeiro acesso: a senha do PIN será solicitada apenas no momento que logar no sistema, e demais assinaturas internas, não será necessário informar a senha novamente.
    • Apenas no primeiro acesso(com confirmação): a senha do PIN será solicitada apenas no momento que logar no sistema, e demais assinaturas internas, não será necessário informar a senha novamente, após prosseguir dentro do sistema com protocolo de processos ou assinaturas em documentos será apresentado uma mensagem de confirmação.
    • Sempre: a senha do PIN sempre será solicitada.

    Download303.png

    Passo 4: Selecione o modo desejado e clique no botão “Concluir”

    Assinando arquivos fora do sistema em modo (OFFLINE)

    No PJeOffice é possível assinar arquivos em modo offline, salvando suas versões assinadas em pastas localmente para, posteriormente, inserir um a um no processo sem precisar assiná-los novamente.

    Para realizar a assinatura offline, siga os passos abaixo:

    Passo 1: Clique com o botão direito do mouse no ícone do PJeOffice localizado no SystemTray (Fica no canto inferior direito ao lado do Relógio, conforme a imagem abaixo).

    Download14.png

    Passo 2: Clique no item de menu “Assinador off-line”

    Download15.png

    Passo 3: O aplicativo irá​ exibir a janela abaixo, permitindo assim que seja selecionado um ou mais arquivos para a assinatura offline. Caso o arquivo desejado não esteja na pasta apresentada, o mesmo poderá ser localizado nas demais pastas da estação de trabalho.

    Selecione os arquivos que deseja assinar e clique no botão “Abrir”

    Download300.png

    Passo 4: O aplicativo irá​ exibir a janela abaixo, permitindo assim que seja selecionado o local de destino dos arquivos assinados em modo offline.

    Selecione o local de destino e clique no botão “Abrir”

    Download301.png

    Passo 5: Será solicitado o PIN de acesso ao certificado, para assinatura dos documentos selecionados. Insira os dados e clique no botão OK.

    Download302.png

    Após a confirmação dos dados os arquivos serão assinados e gravados com sucesso, no local de destino selecionado no passo anterior.

    Observações

    Pode ser que alguma configuração adicional na infraestrutura de sua rede local esteja impedindo o acesso. Por exemplo, ao tentar assinar um documento, o PJe apresenta um erro de protocolo. Para esses casos, no geral, o proxy de sua rede interna deve estar barrando a comunicação do assinador do PJe com a Internet. Informe sobre esse problema ao setor de infraestrutura para que eles alterem a configuração.

    Solução de Problemas

    Erro: Ao tentar acessar o PJe realizando o Login com certificado digital e com o modo de assinatura LOCAL apresenta a janela com a mensagem: Ops…… Não foi possível encontrar nenhum certificado digital!:

    Erro pjeoffice 01.jpg

    Solução:

    Esse ocorre quando o aplicativo PJeOffice não encontra o certificado digital. Antes de realizar os passos abaixo, é necessário certifica-se que o certificado digital está devidamente configurado e conectado ao seu computador. Para mais orientações: Configuração do Certificado Digital. Após realizar a verificação e certifica-se que está OK, realizar os passos abaixo:

    Passo 1: Clique com o botão direito do mouse no ícone do PJeOffice localizado no SystemTray (Fica no canto inferior direito ao lado do Relógio, conforme a imagem abaixo).Download14.png

    Passo 2: Clique no item de menu “Configuração de Certificado”

    Download15.png

    Passo 3: O aplicativo irá​ exibir a janela abaixo, selecione a aba Avançado e em Providers clique no seu nome:
    Configurar pjeoffice.jpg

    Passo 4: Na janela que se abre, inserir a senha do token e clicar em OK. Realizar uma nova tentativa de acesso ao PJe.

    Suporte

    Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento ao Usuário:
    ☎ (61) 2326-5353
     pje.suporte@cnj.jus.br

    Fonte: PJE 

Você deve fazer login para responder a este tópico.