Responsabilidade Objetiva das Companhias Aéreas

Créditos: Manuel Faba Ortega / iStock

Jurisprudências sobre Responsabilidade Objetiva das Empresas Aéreas

RESPONSABILIDADE CIVIL. Transporte aéreo doméstico de passageiros. Atraso de voo. Condições climáticas. Código de Defesa do Consumidor.

1.O transporte de passageiros se subsome às normas do Código de Defesa do Consumidor.

3.Nas relações de consumo, a responsabilidade do fornecedor é objetiva, apenas afastada se comprovada a culpa exclusiva de terceiro ou do consumidor, ou a inexistência do dano.

3.Condições meteorológicas adversas não caracterizam, necessariamente, força maior, havendo de ser analisado o caso concreto.

4.Transportadora que não tratou de minimizar as consequências de atraso de voo de aproximadamente doze horas.

5.A indenização por dano moral deve ser suficiente para compensar o abalo moral sofrido pela vítima, bem como para punir e inibir a reincidência da conduta lesiva do ofensor. Recurso não provido.

(TJSP;  Apelação 0322134-36.2009.8.26.0000; Relator (a): William Marinho; Órgão Julgador: 18ª Câmara de Direito Privado; Foro de Ribeirão Preto - 9ª. Vara Cível; Data do Julgamento: 05/12/2012; Data de Registro: 17/01/2013)

Clique Aqui para Baixar o Acórdão (inteiro teor) deste Julgado!


 

AÇÃO COM PRETENSÃO DE REPARAÇÃO DE DANO MORAL. CANCELAMENTO DE VÔO POR MAL TEMPO. FATO NOTÓRIO. EMPRESA AÉREA QUE NÃO PRESTA A DEVIDA ASSISTÊNCIA À CONSUMIDORA. DEVER DE INDENIZAR O DANO MORAL CAUSADO. CANCELAMENTO QUE CAUSA PREJUÍZO NA REALIZAÇÃO DO CONCURSO. CULPA NÃO CONFIGURADA. DANOS QUE DEVEM SER RESSARCIDOS PELA MÁ PRESTAÇÃO DE SERVIÇO. VALOR DE DANO MORAL IRRISÓRIO, DEVENDO SER MAJORADO PARA R$ 10.000,00 POR AUTOR. DANO MORAL POR PERDER O CONCURSO PÚBLICO, NEXO CAUSAL NÃO CONFIGURADO.

A má prestação do serviço, evidenciada na total falta de assistência aos passageiros é condição suficiente para gerar dano moral.

RECURSO DE APELAÇÃO (1) e (2) CONHECIDOS E PARCIALMENTE PROVIDOS. RELATÓRIO.

(TJPR - 8ª C.Cível - AC - 606305-6 - Curitiba - Rel.: José Sebastião Fagundes Cunha - Unânime - J. 22.09.2011)

Clique ao lado para baixar o acórdão (inteiro teor) deste julgado em PDF e RTF.


 

TRANSPORTE AÉREO. CANCELAMENTO DE VOO. AUSÊNCIA DE FORTUITO EXTERNO OU DE OUTRA EXCLUDENTE. RELAÇÃO CONSUMO. RELAÇÃO DE CAUSA E EFEITO COMPROVADA. DANO MORAL CARACTERIZADO. VALOR DA INDENIZAÇÃO. APELAÇÃO NÃO PROVIDA.

(TJPR - 10ª C.Cível - AC - 873004-7 - Maringá - Rel.: Albino Jacomel Guérios - Unânime - J. 19.07.2012)

Clique ao lado para baixar o acórdão (inteiro teor) deste julgado em PDF e RTF.

Postagens recentes

Em quais países exigem TVDE?

Em quais países exigem TVDE? O conceito de TVDE (Transporte em Veículo Descaracterizado a partir de Plataforma Eletrônica) como é… Veja Mais

2 horas atrás

Informações Relevantes sobre o Poupatempo

Poupatempo O Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão e Governo… Veja Mais

12 horas atrás

Contato WhatsApp do DETRAN-RJ

DETRAN-RJ Através do popular aplicativo de mensagens WhatsApp, os cidadãos podem esclarecer dúvidas a respeito de serviços como licenciamento de… Veja Mais

13 horas atrás

Lista de contatos do Detran-SP: TELEFONE, WhatsApp, Ouvidoria, ETC

Lista de contatos do Detran-SP O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP) é o departamento estadual responsável… Veja Mais

13 horas atrás

Como trocar sua CNH brasileira pela carta de condução portuguesa?

Como trocar sua CNH brasileira pela carta de condução portuguesa? Para trocar sua CNH brasileira pela carta de condução portuguesa,… Veja Mais

14 horas atrás

Como ser Motorista de TVDE em Portugal?

Motorista de TVDE em Portugal  Para se tornar motorista de TVDE (Transporte em Veículo Descaracterizado a partir de Plataforma Eletrônica)… Veja Mais

16 horas atrás

Newsletter

Assine e fique por dentro das novidades.
- Advertisement -

APLICATIONS

Mantida prisão preventiva de acusado de chefiar pirâmide financeira envolvendo criptomoedas

0
Na última sexta-feira (27), a Justiça Federal do Rio de Janeiro manteve a prisão preventiva do fundador da GAS Consultoria Bitcoin, Glaidson Acácio dos Santos acusado de fraudes bilionárias envolvendo criptomoedas. Na decisão, o juiz Vitor Valpuesta manteve a prisão de mais dois acusados e decidiu outros dois, Arthur dos Santos Leite e Guilherme Silva de Almeida.