Significado de Bens Alienados Fiduciariamente

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de Bens Alienados Fiduciariamente

Marcado: ,

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #336422
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Bens Alienados Fiduciariamente

    Bens alienados fiduciariamente referem-se a uma forma específica de garantia em operações de crédito, na qual o devedor (fiduciante) transfere a propriedade de um bem móvel ou imóvel ao credor (fiduciário) como garantia do cumprimento de uma obrigação. Neste tipo de operação, embora a propriedade do bem seja transferida para o credor, o devedor mantém a posse direta do bem, podendo utilizá-lo dentro das condições estabelecidas no contrato de alienação fiduciária.

    Este mecanismo está previsto na legislação brasileira e é amplamente utilizado em financiamentos de bens de alto valor, como imóveis (por meio da Lei nº 9.514/1997) e veículos. A alienação fiduciária oferece ao credor uma segurança maior em relação ao cumprimento do contrato, pois, em caso de inadimplência do devedor, o credor pode tomar posse do bem com relativa facilidade e vendê-lo para satisfazer o crédito pendente.

    As principais características dos bens alienados fiduciariamente incluem:

    1. Transmissão de Propriedade: O devedor transmite a propriedade do bem ao credor, mas mantém a posse do mesmo, podendo utilizá-lo.
    2. Recuperação do Bem: Em caso de inadimplência, o credor tem o direito de recuperar o bem alienado sem a necessidade de um processo judicial longo, embora deva seguir os procedimentos legais específicos para a retomada e venda do bem.

    3. Extinção da Dívida: Uma vez que o bem seja vendido, o valor obtido é utilizado para quitar a dívida pendente com o credor. Se houver saldo remanescente, este deve ser devolvido ao devedor; caso o valor seja insuficiente, em geral, o devedor continua responsável pelo saldo devedor restante, dependendo das condições contratuais e da legislação aplicável.

    4. Reaquisição da Propriedade: Ao finalizar o pagamento do empréstimo ou financiamento, a propriedade do bem é transferida de volta para o devedor, cessando a condição de alienação fiduciária.

    A alienação fiduciária em garantia é um instrumento jurídico que proporciona maior segurança para operações de crédito, permitindo o acesso a financiamentos com taxas de juros mais baixas, dada a menor exposição ao risco pelo credor.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.