Anthropic adotará marca d’água em conteúdos do Claude para cumprir regras do AI Act

Data:

Registro de Marcas e Patentes
“Can programming language names be trademarks?” by opensourceway is licensed under CC BY-SA 2.0

A Anthropic anunciou que pretende implementar mecanismos de identificação em textos e arquivos gerados por futuras versões do Claude, seu sistema de inteligência artificial. A medida busca atender às exigências de transparência previstas no AI Act, legislação da União Europeia que estabelece regras para o desenvolvimento e uso de sistemas de inteligência artificial.

Segundo a empresa, os conteúdos gerados pelo Claude passarão a contar com mecanismos que permitam identificar sua origem.

Marcas d’água e metadados de procedência

A Anthropic informou que pretende incorporar marcas d’água aos textos produzidos pelos modelos e metadados de procedência assinados digitalmente aos arquivos gerados, sempre que houver suporte técnico.

A iniciativa tem como objetivo aumentar a transparência sobre conteúdos produzidos por inteligência artificial e facilitar a identificação de sua origem.

A empresa também pretende aplicar os mecanismos a modelos do Claude que já foram lançados, aproveitando o período de transição estabelecido pela legislação europeia.

A implementação faz parte dos esforços da Anthropic para adequar seus sistemas às novas exigências regulatórias da União Europeia relacionadas à transparência e à identificação de conteúdos gerados por IA.

Transparência no uso de inteligência artificial

O AI Act estabelece obrigações para diferentes participantes do ecossistema de inteligência artificial, incluindo requisitos de transparência para determinados sistemas e conteúdos produzidos ou manipulados por IA.

A identificação da origem de conteúdos é apontada como uma ferramenta para ampliar a transparência e permitir que usuários reconheçam quando determinado material foi produzido por sistemas automatizados.

A adoção de marcas d’água e metadados de procedência também pode contribuir para o rastreamento da origem de arquivos digitais, especialmente em contextos nos quais a distinção entre conteúdo produzido por humanos e por inteligência artificial é relevante.

(Com informações do Tilt UOL

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Defesa de Daniel Vorcaro aponta alterações em arquivos de celular apreendido pela Polícia Federal

A defesa de Daniel Vorcaro apresentou ao STF um laudo particular que identificou alterações em 657 arquivos e a criação de outros 436 no celular do empresário enquanto o aparelho estava sob custódia da Polícia Federal. O documento questiona procedimentos de preservação e extração de provas digitais e fundamenta o pedido de acesso aos dados originais do dispositivo.

Justiça nega pedido de Willer Tomaz para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre ilha

A Justiça de Brasília negou pedido de Willer Tomaz e da empresa WT Administração de Imóveis e Bens para obrigar Richarlison a apagar publicações sobre a disputa por uma ilha em Angra dos Reis. O processo continua em andamento.

Maior corretora de criptomoedas do mundo sofre invasão e perde bilhões

A Binance sofreu um ataque hacker que resultou no desvio estimado de US$ 6,3 bilhões em criptomoedas. A corretora suspendeu temporariamente os saques, afirmou que os recursos dos clientes estão protegidos e prometeu cobrir os prejuízos. Empresas do setor conseguiram bloquear parte dos ativos, enquanto as investigações sobre a autoria do ataque continuam.

Presidente do TRF-1 decide em processo envolvendo empresa representada pela própria filha

A presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região...

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo