Significado de Constrição Judicial

Homepage Fóruns Dicionário Jurídico Significado de Constrição Judicial

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #337292
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Constrição Judicial

    A constrição judicial é um termo jurídico que se refere à restrição ou limitação dos direitos ou bens de uma pessoa por ordem de um tribunal. Essa medida é geralmente aplicada como parte de um processo legal para garantir o cumprimento de uma obrigação ou para proteger os interesses de uma parte envolvida no litígio.

    A constrição judicial pode assumir várias formas, dependendo do contexto e da natureza do processo. Algumas das formas mais comuns incluem:

    1. Arresto de bens: A apreensão de propriedades ou ativos de um devedor como garantia para o pagamento de uma dívida ou para cumprimento de uma obrigação judicial.
    2. Penhora: A apreensão de bens ou direitos do devedor para pagamento de uma dívida, imposto ou outra obrigação financeira.

    3. Arresto de valores: A retenção de fundos ou valores monetários de uma parte em uma conta bancária para garantir o cumprimento de uma decisão judicial ou para garantir o pagamento de uma dívida.

    4. Bloqueio de contas bancárias: A suspensão temporária dos saques ou transferências de uma conta bancária como medida cautelar durante um processo legal.

    Em resumo, a constrição judicial é uma ferramenta legal utilizada para garantir a efetividade das decisões judiciais e assegurar que os direitos das partes envolvidas sejam protegidos. Essa medida visa garantir que os devedores cumpram suas obrigações legais e que os credores possam obter a satisfação de seus direitos de forma adequada.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.