Sniper do CNJ - o que é?

Homepage Fóruns Temas Variados Sniper do CNJ - o que é?

Marcado: , ,

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #330960
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    SNIPER do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

    O Sistema Nacional de Investigação Patrimonial e Recuperação de Ativos (Sniper) representa uma inovação tecnológica significativa, criada sob a égide do Programa Justiça 4.0. Este sistema tem como objetivo principal otimizar e simplificar os processos de investigação patrimonial para funcionários e magistrados de todos os tribunais brasileiros que estejam integrados à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ).

    Funcionamento do Sniper
    Este sistema aborda diretamente um dos desafios mais significativos nos procedimentos judiciais: a execução de sentenças, sobretudo em casos que envolvem o pagamento de dívidas, onde tradicionalmente se enfrenta a dificuldade de localizar bens e ativos. Antes da implementação do Sniper, a investigação patrimonial era um processo extremamente complexo, demandando equipes especializadas para solicitar e analisar documentos, bem como para acessar bases de dados de maneira individualizada, um processo que poderia se estender por vários meses.

    Com o Sniper, a análise se torna mais ágil e eficaz, graças ao cruzamento de informações provenientes de diversas bases de dados. O sistema apresenta as conexões entre pessoas físicas e jurídicas de maneira visual, utilizando grafos, facilitando a identificação de relações pertinentes aos processos judiciais.

    Características Principais do Sniper
    – Investigação patrimonial centralizada e unificada, com acesso a uma variedade de bases de dados abertas e fechadas.
    – Acesso web direto, sem necessidade de instalação de plugins, extensões ou desenvolvimento de APIs.
    – Interface intuitiva e visualização clara das informações através de grafos, permitindo uma identificação rápida e eficiente de informações e conexões relevantes.
    – Capacidade para armazenar informações sobre milhões de registros.
    – Funcionalidade para encontrar a correlação mais direta entre duas partes envolvidas.
    – Exportação de relatórios em formato .pdf, compatíveis com anexações a processos judiciais.

    Dados Disponíveis no Sniper
    Atualmente, o Sniper oferece acesso a dados de diversas instituições, incluindo:
    – Receita Federal do Brasil: Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
    – Tribunal Superior Eleitoral (TSE): dados de candidatos, incluindo informações sobre candidaturas e bens declarados.
    – Controladoria-Geral da União (CGU): informações sobre sanções administrativas, empresas inidôneas e suspensas, entidades sem fins lucrativos impedidas, empresas punidas e acordos de leniência.
    – Agência Nacional de Aviação Civil (Anac): Registro Aeronáutico Brasileiro.
    – Tribunal Marítimo: registro de embarcações.
    – CNJ: informações sobre processos judiciais.
    – Sisbajud: dados bancários (disponíveis apenas no módulo sigiloso).
    – Estão em processo de integração bases como Infojud, com dados fiscais (também no módulo sigiloso).

    Benefícios do Sniper
    – É a primeira solução nacional do tipo e não implica custos adicionais aos tribunais.
    – Reduz significativamente o tempo de conclusão dos processos, aumentando as chances de cumprimento integral das ordens judiciais.
    – Contribui para a redução do acervo e do congestionamento processual na fase de execução, tornando a Justiça mais eficaz.
    – Agiliza a descoberta de relações e vínculos de interesse nos processos judiciais em andamento.
    – Fortalece a estratégia de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro e na recuperação de ativos.
    – Garante segurança e privacidade, sendo acessível somente por perfis autorizados, após decisão de quebra de sigilo.
    – Preparado para a integração de novas bases de dados, com nove fontes já disponíveis.

    Público-alvo
    O acesso ao Sniper é exclusivo para funcionários e magistrados dos tribunais integrados à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ).

    Parcerias
    O Sniper faz parte de mais de 40 projetos do Programa Justiça 4.0, uma iniciativa do CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Conselho da Justiça Federal (CJF), destinada a promover soluções tecnológicas inovadoras para acelerar a transformação digital no Poder Judiciário brasileiro. Além disso, o programa conta com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ), reforçando a sua base colaborativa e integrativa.

    Essa colaboração multidisciplinar e a integração com diversas instituições reforçam a eficácia do Sniper como uma ferramenta chave na modernização e na eficiência dos processos judiciais no Brasil. Além disso, a constante atualização e a inclusão de novas bases de dados garantem que o sistema permaneça relevante e eficiente diante das mudanças e avanços tecnológicos.

    Em suma, o Sistema Nacional de Investigação Patrimonial e Recuperação de Ativos (Sniper) é um marco no processo de digitalização do judiciário brasileiro, representando não apenas um avanço tecnológico, mas também um passo significativo na luta contra a corrupção e na promoção de uma justiça mais ágil e eficaz. A sua implementação simboliza um esforço colaborativo de várias entidades, demonstrando o compromisso do sistema judiciário brasileiro com a inovação e a melhoria contínua dos seus processos.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.