Tipos de CKD

Marcado: , , ,

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #338783
    Avatar de JuristasJuristas
    Mestre

    Tipos de CKD 

    O termo CKD, que significa “Completely Knocked Down”, é usado principalmente na indústria automotiva para descrever um método de produção e exportação de veículos. No entanto, o conceito pode ser aplicado a outros produtos manufaturados que são exportados em peças e montados no país de destino. Existem variações no processo CKD, dependendo do grau de desmontagem e da quantidade de fabricação local envolvida. Aqui estão os principais tipos:

    1. CKD Tradicional: Nesta modalidade, o produto é completamente desmontado no país de origem e enviado para o país de destino, onde será totalmente remontado. Isso inclui todas as partes e componentes do produto. O objetivo é economizar em custos de transporte e tarifas de importação e, muitas vezes, atender a requisitos de conteúdo local.
    2. Semi Knocked Down (SKD): Diferente do CKD tradicional, no SKD, o produto é parcialmente desmontado. Isso pode incluir a remoção de grandes partes ou sistemas que são então reassemblados no país de destino. O SKD pode ser usado quando certos componentes são grandes ou delicados demais para serem transportados de forma desmontada ou quando o país de destino possui capacidade limitada de montagem.

    3. Medium Knocked Down (MKD): Esta é uma categoria intermediária entre CKD e SKD, onde o produto é mais desmontado do que em SKD, mas não tanto quanto em CKD. O MKD pode ser adaptado às necessidades específicas de produção e montagem, bem como às regulamentações do país importador.

    4. Completely Built-Up (CBU): Embora não seja uma forma de CKD, o CBU é relevante para a discussão, pois representa o oposto do CKD. Em CBU, os produtos (como veículos) são fabricados e montados completamente no país de origem e depois exportados como unidades completas. Comparando, o CBU geralmente envolve custos de transporte mais altos e maiores tarifas de importação do que o CKD.

    5. Localização de Componentes: Além das modalidades de CKD e SKD, algumas operações de montagem podem envolver a fabricação ou aquisição de certos componentes localmente no país de destino. Isso pode ser feito para reduzir custos, atender a requisitos de conteúdo local ou aproveitar vantagens fiscais.

    A escolha entre CKD, SKD, MKD e outras modalidades depende de vários fatores, incluindo a estratégia de mercado da empresa, os custos de logística, as tarifas de importação e as regulamentações locais. Empresas em setores como automotivo, eletrônicos e maquinário pesado frequentemente utilizam essas estratégias para otimizar suas operações globais e atender melhor aos mercados locais.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.