Modelos de Petição

Ação de guarda de menores cumulada com pensão

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE .....

..... e ....., brasileiros, casados entre si, residentes e domiciliados na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., ele, aposentado, portador do CIRG .....e do CPF .....,ela, costureira, portadora do CIRG ..... e do CPF ....., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo - doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ....., nº ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

AÇÃO DE GUARDA DE MENORES CUMULADA COM PENSÃO

em face de:

....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ....., portador (a) do CIRG n.º ..... e do CPF n.º ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n.º ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

DOS FATOS

Na data em questão, em..... a filha dos demandantes, ....., firmou matrimônio com o requerido, desta relação, nasceram três filhos: ....., ....., e ..... O casamento durou aproximadamente dezesseis anos, logo após ocorreu a separação judicial consensual em .....

No dia do divórcio, os filhos, ainda menores, mantiveram-se morando sozinhos, estes mudaram-se de sua residência sem sequer se importar com a sua prole.

Sensibilizados com a situação dos menores, os avós maternos destes, que moram na casa da frente à que eles residem regulamente prestam auxílio financeiro e sentimental aos netos, salienta-se que o garoto ......, de cinco anos encontra-se residindo junto aos ascendentes já mencionados em virtude da pouca idade que tem, porquanto a ..... de dezessete anos e a ......de doze anos estão morando sozinhas, embora morem nos fundos da residência dos avós.

Os demandantes tentaram localizar os pais destas crianças em inúmeras oportunidades para recordá-los sobre suas obrigações, entretanto, foram esforços infrutíferos. Os progenitores colaboram como podem para a sobrevivência dos menores e afirmar não possuir condições para tanto, em virtude deste fato os avós se responsabilizaram por garantir o sustento dos menores.

O progenitor, por conta de seu labor, carece de tempo para oferecer a manutenção e a educação adequados aos filhos, pois labora em alguns finais de semana, entretanto, enseja obter a guarda de .... e ....., denegando O MOTIVO de ..... subsistir sob a tutela dos avós.

A progenitora, formou uma nova família em seguida da separação judicial, não protesta que a curatela de seus filhos permaneça com os genitores, não aceitando, todavia, o fato que os menores mantenham-se sob os cuidados de seu ex cônjuge, aduzindo inconsideração e desinteresse deste.

Expõe de igual forma que os filhos sentem repulsa para morar com seus progenitores e desejam continuar sob a tutela dos avós.

Igualmente, é necessário lembrar, que o acusado carece de meios para encaminhar as crianças ao seu domicilio, pois a residência é pequena e junto a ele residem muitos outros familiares, além de indispor de tempo com as crianças, dado o fato de que elas necessitam da presença de seus pais ou outros familiares.

DO DIREITO

Atestado o exposto por meio de documentos juntados à presente, respalda aos demandantes pedido pela guarda de menores calcada no artigo 4º da Lei nº 8069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente):

" É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária".

O impetrado, quando permitiu que os menores residissem sozinhos, os cerceou da convivência da família, em função do seu dever ser proporcionar-lhes amor paternal e garantindo a eles assistência econômica, o que não ocorre.

O artigo 33, parágrafo 2º, da supra citada Lei assim dispõe

" Excepcionalmente, deferir-se-á a guarda, fora dos casos de tutela e adoção, para atender a situações peculiares ou suprir a falta eventual dos pais ou responsável, podendo ser deferido o direito de representação para a prática de atos determinados".

Sinaliza que o comportamento do impetrado, ao falhar no tocante as obrigações paternas, concerne exatamente no artigo elencado acima.

O doutrinador Eduardo de Oliveira Leite em sua obra SÍNTESE DE DIREITO CIVIL, pág. 262, determina que são devedores de pensão alimentícia "os parentes em linha reta(recaindo a obrigação nos mais próximos em grau, uns em falta dos outros)", concluindo que as crianças menores são credoras de alimentos.

Diante do exposto, constata-se que provando os progenitores que podem atender as necessidades dos filhos deve inquirir, fixando o benefício de alimentos a ser assumido por ambos os responsáveis.

Cabe lembrar que os pais ainda dispõem do pátrio poder, caso a tutela seja concedida a outrem.

DOS PEDIDOS

Dessarte, em função dos acontecimentos e princípios já declinados, vêm requerentes postular e reinvidicar.

I- A notificação do impetrado, condicionando este a apresentar defesa dentro do prazo legal sob pena de revelia e confissão nos termos dos artigos 285 e 319 do CPC.

II- Em caráter final, este recurso seja julgado Procedente em decisão final, sentenciando o requerido ao pagamento de pensão à sua prole, estendendo a condenação ao pagamento de custas processuais.

Protestando por todos os meios de prova em direito admitidas, antes de finda a instrução, em especial a testemunhal e o depoimento dos interessados.

Dá-se à causa o valor de R$ .....

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]

Postagens recentes

Modelo de contrato de prestação de serviços advocatícios focado na revisão de contratos

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ADVOCATÍCIOS Entre: Cliente: Nome: [Nome Completo] CPF/CNPJ: [Número] Endereço: [Endereço Completo] Telefone: [Número de Telefone]… Veja Mais

4 horas atrás

Modelo - Contrato de Serviços de Pesquisa Genealógica

1.1. O Prestador de Serviços compromete-se a realizar pesquisa genealógica relativa à família do Cliente, especificamente nas linhas familiares e… Veja Mais

16 horas atrás

Modelo de Contrato de Prestação de Serviços Advocatícios para Obtenção da Cidadania Portuguesa

1.1 O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços advocatícios pelo CONTRATADO(A) ao CONTRATANTE, especificamente relacionados à obtenção… Veja Mais

16 horas atrás

Modelo de Contrato de Manutenção de Piscina de Imóvel Residencial

Modelo de Contrato de Manutenção de Piscina de Imóvel Residencial CONTRATO DE MANUTENÇÃO DE PISCINA RESIDENCIAL Entre: [Nome do Proprietário],… Veja Mais

20 horas atrás

Modelo de Contrato de Manutenção de Ar-condicionado

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos de ar-condicionado pertencentes… Veja Mais

21 horas atrás

Modelo de Recurso para JARI sobre uso Indevido de CNH sem a categoria exigida

No dia [Data da Infração], fui autuado enquanto dirigia o veículo de placa [Placa do Veículo]. A autuação foi baseada… Veja Mais

1 dia atrás

Newsletter

Assine e fique por dentro das novidades.
- Advertisement -

APLICATIONS

TST reduz de indenização que Bradesco deve pagar a empregado por...

0
A 3ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que levou em conta os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade reduziu o valor da indenização que o banco Bradesco S.A deve pagar a empregado que passou a sofrer crises de pânico e depressão depois de dois incidentes em aviões monomotores quando viajava a serviço.