A inteligência artificial gera controvérsia, ela pode ser vista como um risco ou uma aliada na edição de vídeo com IA na área jurídica. Tal condição se dá devido ao desconhecimento de até onde ela pode evoluir, manipular as informações e ter controle sobre o ser humano.
Tal sentimento pode surgir devido ao desconhecimento, pois, até o momento, a tecnologia tem trazido benefícios quando utilizada corretamente. Um dos recursos que podem ser citados é o criador de vídeos com IA que muitas vezes passa despercebido.
Cabe ao advogado, analisar provas e diferenciar o que é real e o que pode ter sido criado com o uso de IA. Além disso, é possível usar todos os recursos tecnológicos para ajudar no trabalho, como já tem ocorrido na área jurídica.
A análise e revisão de contrato é uma tarefa demorada e que pode fazer com que passem erros humanos. A IA já tem sido utilizada para realizar tal tarefa e apontar cláusulas que são aceitáveis e que merecem atenção.
Um exemplo mais próximo à realidade de muitos profissionais do direito é o uso de tecnologia no cotidiano. Ao fazer uma busca por processos ou pesquisa jurídica, há o uso de inteligência artificial empregada, analisando milhares de algoritmos, filtrando o conteúdo relevante e apresentando o resultado.
O fato é que a tendência é que, cada vez mais, a área jurídica esteja informatizada e com o uso de inteligência da máquina realizando parte das tarefas.
As profissões jurídicas serão afetadas pela IA?
Quando se fala em inteligência artificial, a discussão vem seguida da perda de empregos e substituição do homem pela máquina. As profissões precarizadas, com trabalhos repetitivos ou pouco intelectualizados, tendem a ser substituídas no futuro.
Na área jurídica, o que se tem visto nos últimos anos com os avanços tecnológicos e adoção de softwares jurídicos foi o aumento da agilidade nos processos e ganho de produtividade. A substituição de trabalhos manuais e digitalização permitiu tal resultado.
A tecnologia e os ganhos com a inteligência generativa são usados como aliados, permitindo ao profissional focar no que é necessário e facilitando o acesso à informação. Ela não substitui o trabalho humano, mas precisa ser usada com cautela, uma vez que precisa de “supervisão”, pois pode apresentar erros de interpretação.
Questões éticas também não permitirão que as pessoas sejam substituídas por máquinas, e isso fez com que algumas áreas crescessem como a do Direito Digital e o Biodireito. Portanto, o que se pode notar é que algumas tarefas podem ser substituídas, mas a IA tem gerado novas oportunidades de trabalho.
Como a edição de vídeo com IA na área jurídica pode ser benéfica?
Uma das possibilidades que se tem com os avanços tecnológicos é a edição de vídeo com IA na área jurídica. Ao pensar nas aplicações de vídeos no campo jurídico, nota-se que esse é um recurso pouco utilizado perto do potencial que pode atingir.
Não há necessidade de se tornar um profissional em edição, deixando de lado a sua principal atividade, pois já existem ferramentas de edição de IA como a Filmora, de fácil e simples utilização, mesmo por pessoas com poucas habilidades com informática.
A questão é saber como aplicar o recurso para que se atinja o objetivo, sendo esse o mais variado possível.
Vídeo para apresentar como prova
As câmeras estão presentes em todos os lugares, sejam as fixas ou as de celular. Elas conseguem captar cenas que envolvem questões jurídicas e podem ser amplamente utilizadas como provas em um caso.
Por algum tempo, o uso das imagens não foi muito bem aceito, entretanto, essa visão mudou e atualmente é bem vista e uma prova que serve como evidência irrefutável.
Quando se fala em edição de vídeo com IA na área jurídica, isso pode levar a uma interpretação errada, ainda mais se tratando de provas. Nesse caso, não se trata de forjar ou alterar uma evidência, mas usar a favor de um caso.
Um vídeo que tenha, por exemplo, 50 minutos, pode ter uma boa parte do conteúdo informações irrelevantes. A edição seria utilizada para que se fosse apresentada apenas com o conteúdo que será relevante, conseguindo reduzir o tempo de exibição, para 10 minutos sem alteração da evidência.
A IA de softwares de edição como o Filmora, pode ajudar a melhorar uma imagem, realçando cores e facilitando a visualização ou gerando quadros de imagens e focando em detalhes. Esses recursos, quando usados corretamente, facilitam na montagem de um processo e defesa de uma causa.
Edição de vídeo com IA na área jurídica para educação
A tecnologia tem transformado a educação e o ensino, nas universidades, o conteúdo de Direito não é mais ensinado como há 40 anos. As mudanças ocorreram devido às transformações na sociedade e mudanças na legislação.
Alguns cursos da área jurídica, se modernizaram e oferecem parte de suas disciplinas na modalidade à distância. Essa forma de ensino se alinha com a realidade, uma vez que parte da rotina dos profissionais é feita de forma remota ou com recursos informatizados.
A produção de conteúdo jurídico para educação, não se restringe às faculdades. Ela é bem mais ampla e uma área que tem crescido bastante é a concursos públicos. Com matérias relacionadas ao direito cada vez mais necessárias nos concursos, esse nicho tem um público crescente.
Os educadores, precisam se adequar à nova realidade, o professor deixou de ser o centro do conhecimento, que passou a ser compartilhado. Livros e apostilas são utilizados, mas se complementam com vídeos e recursos audiovisuais.
A edição de vídeo com IA na área jurídica e na educação, pode servir para transmitir conhecimento. Se consegue preparar uma aula remota, uma apresentação ou material complementar de estudo com recursos atrativos.
Apresentações online usadas como marketing
O marketing se tornou essencial para empresas e pessoas atingirem seu público. Profissionais da área jurídica contam com esse recurso para atraírem clientes e se tornarem referência em seu campo de atuação.
A edição de vídeo com IA na área jurídica permite criar conteúdo relevante para ser utilizado em diversos canais e dessa maneira chegar a um objetivo. Em redes sociais, por exemplo, como o YouTube, é comum encontrar canais que visam esclarecer dúvidas e responder a questões mais simples.
Um advogado que utilize esse recurso, consegue chamar a atenção para seu trabalho sem quebrar nenhuma norma ou ética da profissão. Ele servirá como fonte de informação confiável, uma vez que possui conhecimento para tal. Simultaneamente, ganhará a confiança das pessoas que buscaram por seu serviço.
O conteúdo do vídeo será essencial para se obter credibilidade, mas a edição contribuirá. Uma imagem de baixa qualidade, com transições mal feitas e textos que ficam em cima do apresentador, podem causar a percepção errada.
Com um editor de vídeo como o Filmora, os ajustes citados podem ser realizados, tornando a produção profissional sem a necessidade de conhecimento técnico.
Ressalta-se que o marketing jurídico é um campo que exige atenção. A OAB permite que se utilize esse tipo de publicidade, mas deve ser feita seguindo o Código de Ética e Disciplina (CED), de forma consciente e respeitando regras.
Apesar das ressalvas, os vídeos utilizados podem ter um efeito positivo e atingiram um grande público quando divulgados nos canais corretos.
Usando o Filmora para edição de vídeo com IA na área jurídica
Após entender de que maneira o conteúdo audiovisual pode ser utilizado, a edição de vídeo com IA na área jurídica ganha mais importância. Começar a editar pode ser um desafio para muitos profissionais, alguns adiam essa tarefa por acreditar que ela será trabalhosa.
Com as ferramentas disponíveis no mercado, como o Wondershare Filmora, conseguir uma alta qualidade no vídeo se torna uma tarefa simples. Como ele é focado no usuário final, possui um layout intuitivo, apesar de contar com recursos bastante avançados.
Outro ponto positivo é o fato de ser utilizado em diferentes plataformas, na forma online, no smartphone, instalado em computadores com Windows ou Mac. Em todos os casos, é possível criar o vídeo com ou sem o uso da IA.
-
- Ao optar pela edição de vídeo com IA na área jurídica, após a escolha da plataforma, se consegue criar com apenas alguns passos.
- Abra o Filmora na plataforma escolhida.
- Crie um novo projeto, acessando no menu Arquivo > Novo Projeto
- Importe o vídeo ou as imagens para a biblioteca de mídia.
- Organize a sequência do conteúdo na linha do tempo.
- Utilize o menu para aproveitar todos os recursos de edição e dar forma ao conteúdo final.
- Ao final, compartilhe os vídeos diretamente nas redes sociais ou salve o arquivo em um local seguro.
A edição de vídeo com IA na área jurídica, assim como uso de outros recursos da inteligência artificial, estão cada vez mais presentes no cotidiano e devem ser vistos como um aliado. Fazer bom uso dessas ferramentas agiliza o trabalho e resulta em produtividade.
Além disso, o Filmora oferece muitos outros recursos de edição que podem ser válidos para suas apresentações jurídicas e não necessitam de conhecimentos avançados.