Juliana Kakimoto assume a posição de Diretora de Jurídico & ERC e Rodrigo Salman fica no cargo de Diretor de Excelência Comercial & Digital, nova área da companhia
A Sandoz do Brasil, líder global em medicamentos genéricos e biossimilares, acaba de realizar mudanças em sua diretoria, nas áreas de vendas e jurídica. Rafael Ferri, Diretor de Jurídico & ERC (Ethics, Risk & Compliance), deixa a posição para assumir um novo desafio na Novartis. Em seu lugar, a empresa recebe Juliana Marques Kakimoto, que assume a posição com a missão de trazer protagonismo para o setor. “Quero fazer um trabalho que permita ao Jurídico & ERC da Sandoz agregar ainda mais valor para o business da companhia e que continue a entregar excelentes resultados”, afirma a executiva. Ao longo de sua carreira, a advogada já passou por empresas como Baxter do Brasil, EMS, DHL Supply Chain, General Motors do Brasil e Givaudan. Além disso, Juliana lidera o grupo Jurídico de Saias, formado por mais de 1,3 mil advogadas de todo o Brasil que buscam trocar informações e experiências para impactar positivamente a sociedade. Juliana é graduada em Direito pela Universidade Paulista, pós-graduada em Direito Empresarial pela FGV e com MBA Executivo pela Business School São Paulo.
Já na área de vendas, Rodrigo Salman, deixa a posição de Head da Força de Vendas da divisão de NeuroCor (SNC – Sistema Nervoso Central e Cardiovascular) e assume a posição de Diretor de Excelência Comercial & Digital da Sandoz do Brasil, novo setor de Inteligência de Negócio, Treinamento, Incentivos e Digital voltado ao suporte do time comercial e estratégico. O executivo iniciou sua carreira no Grupo Novartis com passagens na divisão de Farma como estagiário de Marketing, representante de Força de Vendas e em Marketing de Produtos e Acesso. Seu desafio é trazer um olhar mais comercial para as áreas de CommEx e Digital com foco no cliente, colocando o paciente no centro. “Temos muitos projetos em andamento e uma expectativa muito boa para 2021. Para mim, é uma grande oportunidade fazer parte do comitê Executivo da Sandoz, principalmente pela troca de experiências com pares e colegas”, afirma Salman. Ao longo de sua carreira, o executivo atuou em empresas como Stiefel, GSK e Galderma. De volta à Sandoz, trabalhou na Gerência de Marketing de Genéricos e fez parte da criação e desenvolvimento do Projeto Baleia (novas unidades de negócio de SNC e Cardio). Por fim, assumiu como BU Head de SNC e foi Head da Força de Vendas NeuroCor. Também conquistou por 2 anos consecutivos o ‘’Be The Best LatAm Award’’ com o Programa Qualidade Profissional e o Projeto de Colaboração entre a Farma e Sandoz para promoção de produtos maduros. Salman é graduado em Propaganda e Marketing pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado, possui MBA Executivo em Marketing pela ESPM e de Gestão de Pessoas pela FIA – USP.
Gerência
Ainda ocorreram mudanças a nível de gerência. Renato Suzuki, então gerente de Marketing em Trade, assumiu a posição de Gerente Nacional de Vendas de NeuroCor. Graduado em Propaganda & Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de possuir MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas, Suzuki já passou por empresas como IBOPE Brasil, Boerhringer Ingelheim, Nestle S.A., Takeda e Abbot. Em 2018, aceitou o desafio de ir para a Sandoz para trabalhar com genéricos e trouxe o reposicionamento do Padrão Diamante, renovação do visual da embalagem(projeto vencedor do prêmio ABRE na categoria de Design de Embalagens em Saúde), além de outras ações táticas que contribuíram para crescimento de dois dígitos da demanda em volume dos últimos dois anos. Renato é graduado em Propaganda & Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de possuir MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas.