A diferença entre assinatura digital e certificado digital

Data:

Saiba agora a distinção entre certificado digital e assinatura digital

assinatura digital
Créditos: ilkercelik | iStock

Assinatura digital e certificado digital são medidas de segurança no ambiente virtual. Elas são diferentes nas formas em que são implementadas e no motivo pelo qual são implementadas. Neste artigo do blog, discutiremos a diferença entre assinaturas digitais e certificados digitais.

Por que você usaria uma assinatura digital?

As preocupações mais comuns que os indivíduos e as organizações enfrentam ao lidar com documentos digitais são a identidade daquele que os assinou. A pessoa é quem afirmou ser? Como posso verificar se a assinatura é válida e não foi falsificada? Como faço para verificar se o documento não foi adulterado? As assinaturas digitais ajudam a resolver este problema.

O que é uma assinatura digital?

Uma assinatura digital é um mecanismo usado para verificar se um determinado documento, mensagem ou transação digital é autêntico. Ele fornece ao destinatário a garantia de que a mensagem foi realmente gerada pelo remetente e não foi modificada por terceiros.

Em palavras mais técnicas, uma assinatura digital é um selo eletrônico e criptografado de autenticação em dados digitais. A assinatura confirma que a informação foi originada do signatário e não foi alterada.

Ela pode fornecer garantias adicionais de identificação acerca de origem, identidade e status, bem como reconhecer o consentimento informado do signatário.

Veja alguns motivos comuns para aplicar uma assinatura digital às comunicações:

  • Autenticação: embora as mensagens possam incluir informações sobre a entidade que envia uma mensagem, essas informações podem não ser precisas. Assinaturas digitais podem ser usadas para autenticar a origem das mensagens. Em um contexto financeiro, por exemplo, é muito importante que se tenha alta confiança na autenticidade do remetente.
  • Integridade: em muitos cenários, o remetente e o destinatário de uma mensagem podem ter a necessidade de confiar que a mensagem não foi alterada durante a transmissão. Portanto, se uma mensagem for assinada digitalmente, qualquer alteração na mensagem após a assinatura a invalida.
  • Não-repúdio: não-repúdio, ou mais especificamente o não-repúdio da origem, é um aspecto importante das assinaturas digitais. Por essa propriedade, uma entidade que assinou algumas informações não pode, posteriormente, negar a assinatura. Da mesma forma, o acesso à chave pública não permite que uma parte fraudulenta falsifique uma assinatura válida.

As assinaturas digitais usam um formato padrão aceito, chamado Public Key Infrastructure (PKI – Infraestrutura de Chaves Públicas), que no Brasil é a ICP-Brasil, para fornecer os mais altos níveis de segurança e aceitação universal.

ICP-Brasil - PKI
Créditos: metamorworks / iStock

Em muitos países como o Brasil, as assinaturas digitais têm o mesmo valor legal que as formas mais tradicionais de documentos assinados. As assinaturas digitais são amplamente usadas para evitar falsificar ou adulterar documentos importantes, como documentos financeiros.

O que é um certificado digital?

Certificado digital é um espécie de identidade virtual. Ele serve para comprovar a idoneidade de uma pessoa no ambiente digital. O certificado é emitido por autoridades reconhecidas. Quando alguém solicita um certificado, a autoridade verifica a identidade do solicitante, analisa se ele atende a todos os requisitos para receber o certificado, e depois o emite. Em suma, ao ser apresentado a outras pessoas, o certificado permite a verificação da identidade de seu proprietário.

O certificado digital fornece os seguintes benefícios de segurança:

  • Contém informações pessoais para ajudar a identificar e rastrear o proprietário, bem como auxilia na identificação da autoridade emissora;
  • É emitido por uma autoridade, que pode revogar o certificado digital a qualquer momento (por exemplo, se o cartão ou token for usado indevidamente ou roubado);
  • Pode ser verificado para revogação, entrando em contato com a autoridade emissora;
  • É projetado para ser difícil de falsificar.

O uso de um certificado digital para assinar documentos

Quando o signatário usa um certificado para assinar digitalmente um documento, outras pessoas (conhecidas como partes confiantes) podem confiar na assinatura digital, porque confiam que a AC (Autoridade Certificadora) fez sua parte para garantir que o signatário corresponda à sua identidade digital.

Tecnicamente falando, a diferença entre uma assinatura digital e um certificado digital é que um certificado vincula uma assinatura digital a uma entidade, enquanto uma assinatura digital garante que os dados ou informações permaneçam seguros a partir do ponto em que foram emitidos.

Em outras palavras: certificados digitais são utilizados ​​para verificar a confiabilidade de uma pessoa (remetente), enquanto assinaturas digitais são usadas para verificar a confiabilidade dos dados enviados.

Clique aqui para conhecer a Juristas Signer (Plataforma de Assinaturas Digitais e Eletrônicas).

Notícia com informações da AET Europe.

Digital Signature - Digital Certificate - ICP-Brasil
Créditos: monsitj / iStock
Flávia Costa
Flávia Costa
Correspondente do Portal Juristas

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

AB2L London Summit: a revolução da advocacia global passa por Londres

Evento inédito reúne lideranças jurídicas para explorar inovação, tecnologia...

Justiça catarinense confirma possibilidade de penhora de bens comuns do casal em ação de execução

A penhora sobre os bens comuns do casal no regime de comunhão universal de bens é juridicamente viável, desde que a meação do cônjuge não devedor seja devidamente preservada, conforme determina o artigo 1.667 do Código Civil, observando as exceções previstas no artigo 1.668.

Digital Influencer será indenizado após suspensão injustificada de conta no TikTok

A suspensão arbitrária de um perfil em rede social configura falha na prestação de serviço, especialmente quando a conta é utilizada como fonte de renda. Caso a plataforma não comprove a violação dos termos de uso, pode ser condenada à reativação do perfil e ao pagamento de indenização por danos morais.

Justiça exige maior rigor de multinacional para combater golpes virtuais durante Black Friday

O juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Brusque determinou que uma multinacional de anúncios digitais adote medidas imediatas para prevenir o uso de sua plataforma em golpes virtuais. A decisão, proferida em 25 de novembro de 2024, obriga a empresa a bloquear anúncios que utilizem indevidamente o nome e a imagem de uma rede de lojas de departamentos e de seu proprietário, salvo os provenientes de perfis verificados e oficiais.