Acusada de plágio por irmão de Emicida, Bauducco cancela campanha com Juliette e Duda Beat

Data:

Mulher ofendida em programa de rádio será indenizada
Créditos: Dmitri Ma / Shutterstock.com

A Bauducco cancelou a publicidade estrelada por Juliette e Duda Beat em meio a alegações de plágio relacionadas à campanha “Magia Amarela”, o conteúdo foi associado ao projeto “AmarElo” de Emicida, despertando controvérsias sobre originalidade. Entre as semelhanças apontadas estão a identidade visual, como fonte, cor, vitrais e a relação entre “amor” e “elo”/”ela”.

A acusação de plágio foi feita na madrugada do último dia 19 de outubro, por Evandro Fióti, CEO da gravadora Laboratório Fantasma e irmão de Emicida, que expressou sua indignação sobre o caso, mencionando o longo caminho que ele e seu irmão percorreram para ganhar um Grammy com “AmarElo”. “A gente levou 12 anos pra ganhar o Grammy e o trabalho que a gente ganhou o Grammy acabou de ser roubado conceitualmente. Tem noção do ódio que isso gera? Tem noção da vontade que dá de botar fogo em tudo?”, desabafou em uma live no Instagram.

Entenda o caso

Amarelo luz amarela ambiente amarelo iluminação amrela musica instrumentos musicais
Amarelo
mwai_images_generator

Logo após o lançamento do single da campanha Magia Amarela, nas plataformas de música, Fióti postou na rede social X, que havia semelhanças nos projetos, em outra postagem ele se disse indignado com o mercado e pediu para não haver “hate em cima da Juliette ou Duda”, sem revelar o nome da empresa e apenas que a música fazia parte da estratégia de reposicionamento de uma marca, que havia negociado com eles inicialmente, mas que não chegaram a um acordo. “Essa marca negociou com a gente. Mas não chegamos a um acordo tanto por cronograma, prazo, quanto por questões financeiras, porque a verba que eles tinham não justificava a entrega que tínhamos de fazer” — revelou ele.

No dia seguinte, após a repercussão, as equipes das duas cantoras divulgaram notas explicando que a música Magia Amarela fazia parte de uma campanha publicitária para a qual foram contratadas.

Explicação da marca

publicidade infantil
Créditos: Powershot | iStock

A campanha denominada “Magia Amarela” foi concebida com o propósito de comemorar amarelo, que há mais de três décadas é um elemento emblemático para a Bauducco e desempenha um papel significativo na identidade visual da marca. “A música ‘Magia Amarela’ foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: ‘Um sentimento chamado Família'”, explica a Bauducco.

Amarelo luz amarela ambiente amarelo iluminação amrela musica instrumentos musicais
Amarelo luz amarela ambiente amarelo iluminação amrela musica instrumentos musicais

A marca enfatizou que Juliette e Duda Beat foram selecionadas para a campanha devido à amizade e sintonia entre elas, mas que o seu envolvimento se restringiu à interpretação da canção. “A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam ‘uma família’ com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha.”

Diante das indagações, a Bauducco declarou que manterá o diálogo com os artistas envolvidos, demonstrando respeito e apreço por eles. A marca também indicou que, em ocasiões futuras, retomará a celebração de sua cor característica e sua mensagem de união, sem fornecer mais informações sobre os planos posteriores para a campanha “Magia Amarela”.

Com informações do Portal Terra.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Concessionária de energia é condenada a indenizar usuária por interrupção no fornecimento

A 33ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação de uma concessionária de energia ao pagamento de R$ 10 mil por danos morais a uma usuária que ficou sem fornecimento de energia elétrica por quatro dias, após fortes chuvas na capital paulista em 2023. A decisão foi proferida pelo juiz Otávio Augusto de Oliveira Franco, da 2ª Vara Cível do Foro Regional de Vila Prudente.

Homem é condenado por incêndio que causou a morte do pai idoso

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a condenação de um homem pelo crime de incêndio que resultou na morte de seu pai idoso. A decisão, proferida pela Vara Única de Conchal, reduziu a pena para oito anos de reclusão, a ser cumprida em regime fechado.

Remuneração por combate a incêndio no Porto de Santos deve se limitar ao valor do bem salvo

A 9ª Vara Cível de Santos condenou uma empresa a pagar R$ 2,8 milhões a outra companhia pelos serviços de assistência prestados no combate a um incêndio em terminal localizado no Porto de Santos. O valor foi determinado com base no limite do bem efetivamente salvo durante a operação.

Casal é condenado por expor adolescente a perigo e mantê-lo em cárcere privado após cerimônia com chá de ayahuasca

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a condenação de um casal pelos crimes de sequestro, cárcere privado e exposição ao perigo à saúde ou vida, cometidos contra um adolescente de 16 anos. A decisão, proferida pela juíza Naira Blanco Machado, da 4ª Vara Criminal de São José dos Campos, fixou as penas em dois anos e quatro meses de reclusão e três meses de detenção, substituídas por prestação de serviços à comunidade e pagamento de um salário mínimo.