A Bauducco cancelou a publicidade estrelada por Juliette e Duda Beat em meio a alegações de plágio relacionadas à campanha “Magia Amarela”, o conteúdo foi associado ao projeto “AmarElo” de Emicida, despertando controvérsias sobre originalidade. Entre as semelhanças apontadas estão a identidade visual, como fonte, cor, vitrais e a relação entre “amor” e “elo”/”ela”.
A acusação de plágio foi feita na madrugada do último dia 19 de outubro, por Evandro Fióti, CEO da gravadora Laboratório Fantasma e irmão de Emicida, que expressou sua indignação sobre o caso, mencionando o longo caminho que ele e seu irmão percorreram para ganhar um Grammy com “AmarElo”. “A gente levou 12 anos pra ganhar o Grammy e o trabalho que a gente ganhou o Grammy acabou de ser roubado conceitualmente. Tem noção do ódio que isso gera? Tem noção da vontade que dá de botar fogo em tudo?”, desabafou em uma live no Instagram.
Entenda o caso
Logo após o lançamento do single da campanha Magia Amarela, nas plataformas de música, Fióti postou na rede social X, que havia semelhanças nos projetos, em outra postagem ele se disse indignado com o mercado e pediu para não haver “hate em cima da Juliette ou Duda”, sem revelar o nome da empresa e apenas que a música fazia parte da estratégia de reposicionamento de uma marca, que havia negociado com eles inicialmente, mas que não chegaram a um acordo. “Essa marca negociou com a gente. Mas não chegamos a um acordo tanto por cronograma, prazo, quanto por questões financeiras, porque a verba que eles tinham não justificava a entrega que tínhamos de fazer” — revelou ele.
No dia seguinte, após a repercussão, as equipes das duas cantoras divulgaram notas explicando que a música Magia Amarela fazia parte de uma campanha publicitária para a qual foram contratadas.
Explicação da marca
A campanha denominada “Magia Amarela” foi concebida com o propósito de comemorar amarelo, que há mais de três décadas é um elemento emblemático para a Bauducco e desempenha um papel significativo na identidade visual da marca. “A música ‘Magia Amarela’ foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: ‘Um sentimento chamado Família'”, explica a Bauducco.
A marca enfatizou que Juliette e Duda Beat foram selecionadas para a campanha devido à amizade e sintonia entre elas, mas que o seu envolvimento se restringiu à interpretação da canção. “A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam ‘uma família’ com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha.”
Diante das indagações, a Bauducco declarou que manterá o diálogo com os artistas envolvidos, demonstrando respeito e apreço por eles. A marca também indicou que, em ocasiões futuras, retomará a celebração de sua cor característica e sua mensagem de união, sem fornecer mais informações sobre os planos posteriores para a campanha “Magia Amarela”.
Com informações do Portal Terra.
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