Audiência pública do STJ debaterá uso medicinal da Cannabis

Data:

Cannabis
Créditos: boonchai-wedmakawand / iStock

No próximo dia 25 de abril, a partir das 10h, uma audiência pública será realizada para discutir a concessão de autorização sanitária para a importação e cultivo da Cannabis sativa, visando seu uso exclusivamente medicinal, farmacêutico ou industrial.

A convocação para a audiência foi feita pela ministra Regina Helena Costa, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que é a relatora do Incidente de Assunção de Competência (IAC 16) em tramitação na Primeira Seção. Segundo a ministra, trata-se de uma questão de grande relevância, considerando os debates que têm ocorrido nos diversos setores da sociedade, na academia e nas instituições.

A ministra destacou que a audiência pública proporcionará subsídios técnicos, jurídicos e científicos para embasar as conclusões do STJ, permitindo a participação dos cidadãos na decisão da corte.

Como Participar

As inscrições para pessoas físicas ou jurídicas, entidades e órgãos públicos estão abertas até o dia 11 de março. Os interessados em participar da audiência devem enviar um requerimento para o e-mail [email protected], contendo a posição jurídica a ser defendida, a relevância da participação, o currículo do expositor, bem como o material didático e os recursos de multimídia a serem utilizados.

A participação preferencialmente será presencial, sendo que pedidos de contribuição por videoconferência serão analisados e decididos caso a caso, desde que devidamente justificados.

Com informações do Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Concessionária de energia é condenada a indenizar usuária por interrupção no fornecimento

A 33ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação de uma concessionária de energia ao pagamento de R$ 10 mil por danos morais a uma usuária que ficou sem fornecimento de energia elétrica por quatro dias, após fortes chuvas na capital paulista em 2023. A decisão foi proferida pelo juiz Otávio Augusto de Oliveira Franco, da 2ª Vara Cível do Foro Regional de Vila Prudente.

Homem é condenado por incêndio que causou a morte do pai idoso

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a condenação de um homem pelo crime de incêndio que resultou na morte de seu pai idoso. A decisão, proferida pela Vara Única de Conchal, reduziu a pena para oito anos de reclusão, a ser cumprida em regime fechado.

Remuneração por combate a incêndio no Porto de Santos deve se limitar ao valor do bem salvo

A 9ª Vara Cível de Santos condenou uma empresa a pagar R$ 2,8 milhões a outra companhia pelos serviços de assistência prestados no combate a um incêndio em terminal localizado no Porto de Santos. O valor foi determinado com base no limite do bem efetivamente salvo durante a operação.

Casal é condenado por expor adolescente a perigo e mantê-lo em cárcere privado após cerimônia com chá de ayahuasca

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a condenação de um casal pelos crimes de sequestro, cárcere privado e exposição ao perigo à saúde ou vida, cometidos contra um adolescente de 16 anos. A decisão, proferida pela juíza Naira Blanco Machado, da 4ª Vara Criminal de São José dos Campos, fixou as penas em dois anos e quatro meses de reclusão e três meses de detenção, substituídas por prestação de serviços à comunidade e pagamento de um salário mínimo.