BC anuncia mudanças no PIX e promete aplicativo para centralizar produtos bancários

Data:

BC anuncia mudanças no PIX e promete aplicativo para centralizar produtos bancários | Juristas
PIX Autor: rafapress

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, anunciou na sexta-feira que “o consumidor poderá, em breve, fazer compras na função crédito via Pix”. Essa funcionalidade permitirá efetuar transações de crédito diretamente pelo Pix, dispensando o uso do cartão de crédito.

Campos Neto explicou: “Você vai juntar o Pix e outros produtos, lembrando que você vai poder começar a poder fazer crédito no Pix, então, em algum momento, no futuro, você não precisará ter cartão de crédito, poderá fazer tudo no Pix”. Ele fez essa declaração durante um evento promovido pela Associação Comercial do Paraná.

Banco Central do Brasil (BCB)
Créditos: diegograndi / iStock

Além disso, o presidente do BC também divulgou os planos de introduzir uma “ferramenta de agregador financeiro”, um aplicativo que centralizará produtos e serviços bancários em um único ambiente. “No agregador financeiro, você não precisará mais ter um app [aplicativo] para cada banco. Você poderá ter apenas um, que vai centralizar todos os produtos com portabilidade e competitividade em tempo real”, afirmou Campos Neto.

Já durante uma palestra para empresários paranaenses, pela manhã, Campos Neto havia mencionado a intenção do Banco Central de expandir as opções para o consumidor acessar compras a crédito. Desde o seu lançamento em 2020, o Pix, sistema de transferências instantâneas, vem passando por testes de outras funcionalidades, incluindo operações agendadas e pagamentos recorrentes. O BC também está analisando a viabilidade de usar o Pix para transações internacionais.

Em relação ao “fim do rotativo” do cartão de crédito, assunto mencionado anteriormente por Campos Neto, ele esclareceu: “A nossa ideia era fazer um plano onde passasse por ter um parcelamento, ou seja, não ter o rotativo, de tal forma que a gente conseguisse equilibrar os números para o produto. Não temos os detalhes. Tomei um puxão de orelha depois que falei. Nos próximos dias, vamos ter um formato mais decisivo”. A declaração sobre o rotativo ocorreu em audiência pública no Senado, e o presidente do BC não detalhou quem o repreendeu. Ele mencionou estar discutindo a ideia com o Ministério da Fazenda, instituições financeiras e associações empresariais.

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, também afirmou recentemente que os juros do cartão de crédito rotativo irão diminuir gradualmente, mas as taxas ainda permanecerão altas até que o governo alcance um consenso com os bancos para um sistema financeiro mais sustentável.

Com informações da Agência Brasil.


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Concessionária de energia é condenada a indenizar usuária por interrupção no fornecimento

A 33ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação de uma concessionária de energia ao pagamento de R$ 10 mil por danos morais a uma usuária que ficou sem fornecimento de energia elétrica por quatro dias, após fortes chuvas na capital paulista em 2023. A decisão foi proferida pelo juiz Otávio Augusto de Oliveira Franco, da 2ª Vara Cível do Foro Regional de Vila Prudente.

Homem é condenado por incêndio que causou a morte do pai idoso

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a condenação de um homem pelo crime de incêndio que resultou na morte de seu pai idoso. A decisão, proferida pela Vara Única de Conchal, reduziu a pena para oito anos de reclusão, a ser cumprida em regime fechado.

Remuneração por combate a incêndio no Porto de Santos deve se limitar ao valor do bem salvo

A 9ª Vara Cível de Santos condenou uma empresa a pagar R$ 2,8 milhões a outra companhia pelos serviços de assistência prestados no combate a um incêndio em terminal localizado no Porto de Santos. O valor foi determinado com base no limite do bem efetivamente salvo durante a operação.

Casal é condenado por expor adolescente a perigo e mantê-lo em cárcere privado após cerimônia com chá de ayahuasca

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a condenação de um casal pelos crimes de sequestro, cárcere privado e exposição ao perigo à saúde ou vida, cometidos contra um adolescente de 16 anos. A decisão, proferida pela juíza Naira Blanco Machado, da 4ª Vara Criminal de São José dos Campos, fixou as penas em dois anos e quatro meses de reclusão e três meses de detenção, substituídas por prestação de serviços à comunidade e pagamento de um salário mínimo.