Novo advogado deve desenvolver competências subjetivas como empatia, colaboração e inclusão, diz especialista

Data:

Tema será debatido em palestra do Aurum Summit 2019 pela advogada Larissa Wermann

Victor Fonseca, advogado especialista na área de Tecnologia e Inovação, é responsável por coordenar o ThinkFuture, o primeiro programa de inovação estruturado por um escritório full-service brasileiro. Ele será um dos destaques da quarta edição do Aurum Summit, o evento de maior destaque sobre inovação em Direito do Brasil, que acontece no dia 10 de outubro, em São Paulo. O pensamento “fora da curva” na advocacia é tema da sua palestra, que será dedicada ao profissional do setor que deseja se atualizar e se preparar para esse mercado em transição. 

Como advogado, Victor atende clientes de base tecnológica, grandes empresas interessadas em open innovation e startups. Como propósito, o profissional ajuda a construir de forma colaborativa as melhores opções para o futuro da advocacia. Para ele, a interação multidisciplinar do Direito com outras áreas, como inovação e tecnologia, é um fenômeno indiscutível, mas não é correto entendê-la como algo que substituirá os conhecimentos e habilidades tradicionais. 

“Grande parte do conhecimento necessário aos dias de hoje está nas ciências jurídicas tradicionais. O que falta é aprimorar a relação do Direito com outras áreas, não apenas à tecnologia e inovação. O novo profissional de Direito deverá se o enveredar por áreas técnicas, como PMO, gestão e contabilidade, além de desenvolver competências mais subjetivas, como empatia, colaboração, inclusão e atenção à experiência da relação cliente-fornecedor”, ressalta. 

Para o especialista, também é necessário pensar em uma mudança transversal. Em síntese, isso não significa substituir disciplinas tradicionais, como Direito Civil ou Penal, pelas inovadoras, como Direito Digital. O caminho, segundo Victor, é integrar os dois mundos, pois não necessariamente novos problemas demandam novas soluções.

A palestra do advogado no Aurum Summit 2019 promoverá uma reflexão sobre a trajetória da evolução do Direito até a atualidade, e como o profissional deve se preparar não apenas para um futuro, mas para vários futuros, de forma que essa transição signifique oportunidades e soluções para a profissão jurídica. 

“Mas precisamos ter calma e paciência. A rápida evolução que vivemos hoje não é um sinal de alerta para ‘correr para as colinas’. O ideal é olhar o momento com senso crítico para aproveitar as oportunidades”, recomenda. 

Ingresso colaborativo 

Com o propósito de fortalecer o ecossistema jurídico e criar oportunidades para quem enfrenta os primeiros desafios na carreira, a Aurum criou uma promoção especial. Quem comprar um ingresso online doará automaticamente outro do mesmo tipo a um advogado em início de carreira, sem nenhum custo adicional. Jovens advogados, com até cinco anos de OAB, podem se cadastrar na lista de participação gratuita acessando http://bit.ly/jovem-adv. A  Aurum informará por e-mail ao cadastrado quando o ingresso for disponibilizado.

Mais informações e inscrições para o Aurum Summit 2019: https://summit.aurum.com.br/

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Homem é condenado em Taiwan por usar robô aspirador para filmar esposa sem consentimento

Um homem em Taiwan foi condenado a cinco meses de prisão e multado após usar remotamente um robô aspirador com câmera para filmar a esposa em momentos íntimos com outro homem. Embora as imagens tenham sido utilizadas em uma ação civil sobre infidelidade, a Justiça considerou ilegal a gravação por violar o direito à privacidade da mulher, ressaltando que o casamento não elimina a proteção à intimidade.

Justiça considera ilegal compartilhamento de dados de consumidores para prospecção imobiliária

O TJ-SC manteve decisão que considerou ilegal o tratamento e o compartilhamento de dados pessoais de consumidores para fins de prospecção imobiliária sem comprovação de base legal adequada. A empresa deverá excluir as informações de sua base de dados. O tribunal destacou que a alegação de legítimo interesse, por si só, não basta para justificar o uso dos dados e que cabe à empresa comprovar a regularidade do tratamento conforme as exigências da LGPD.

STF inicia julgamento sobre acesso a dados de usuários da internet sem decisão judicial

O STF iniciou julgamento para definir se provedores de internet podem fornecer dados de conexão e registros de usuários diretamente às autoridades ou se é indispensável uma decisão judicial prévia. O relator, ministro Cristiano Zanin, e o ministro Dias Toffoli votaram pela validade da exigência prevista no Marco Civil da Internet. O julgamento foi suspenso e ainda não há data para sua retomada.

Big techs ampliam identificação de conteúdos gerados por IA

Grandes empresas de tecnologia estão ampliando ferramentas para identificar e sinalizar conteúdos produzidos por inteligência artificial. A movimentação ocorre diante da pressão regulatória, especialmente na União Europeia, e de preocupações com conteúdos de baixa qualidade, desinformação, riscos jurídicos e impactos na experiência dos usuários. Especialistas avaliam que a disputa entre ferramentas de geração e sistemas de detecção de IA deve continuar à medida que os modelos se tornam mais sofisticados.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo