Notícias

Empresas e Confederações contribuem para o aprimoramento dos leiautes do eSocial

Representantes do governo, de empresas e confederações reuniram-se para avaliar alterações no eSocial para simplificar, racionalizar e desburocratizar as informações prestadas. Dentre os envolvidos, estão Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (Secretaria de Trabalho, INSS e Secretaria de Previdência - SEPRT), Serpro e Dataprev.

Houve análise e discussão das propostas de alteração apresentadas pela equipe técnica da SEPRT, juntamente com propostas apresentadas pelas empresas. O objetivo é achar um consenso sobre os novos leiautes do eSocial de forma a atender a simplificação solicitada pela sociedade civil e permitir ao governo a substituição de obrigações atualmente exigidas.

O Auditor Fiscal do Trabalho João Paulo Ferreira Machado, Coordenador Geral do eSocial, disse que as reuniões foram produtivas e trouxeram uma visão do que as empresas esperam desse processo de melhoria.

Ele afirmou que “todas as sugestões serão consideradas na avaliação do novo leiaute do eSocial. O novo eSocial será construído em conjunto pela sociedade e pelo Governo, considerando as dificuldades e experiências encontradas pelas empresas no passado. Além disso, conseguimos mostrar a necessidade de solicitar algumas informações para permitir a substituição de outras obrigações, evitar a duplicidade de obrigações e cumprir a missão legal dos entes partícipes.“

Créditos: Melpomenem | iStock

Dentre as sugestões discutidas nos encontros, destaca-se a transmissão das informações para um único ambiente para que não haja perda de investimentos já realizados pelas empresas em seus sistemas. O governo deve definir, internamente, a competência e a forma em que cada órgão do eSocial receberá as informações, de forma a não onerar a sociedade. 

Os representantes também solicitaram a reavaliação do cronograma de implantação de novas obrigações, de modo que tenham tempo de adaptação dos sistemas e de preparação para a transmissão dos eventos.

Paulo Roberto Silva, representante do Conselho Federal de Contabilidade, disse que “a simplificação proposta para o eSocial trará fortes benefícios à sociedade e facilitará o desenvolvimento e implementação do novo sistema junto às empresas brasileiras”.

A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM), por meio de seu representante, Sérgio Sgobbi, disse que “a retomada das reuniões do GT Confederativo e das reuniões técnicas com as empresas parceiras foi um passo fundamental. Acredito que a proposta discutida nesse encontro atende a demanda de simplificação, sem perder os investimentos  já realizados”.

Em nota conjunta publicada pelos Secretários Especiais de Previdência e Trabalho e da Receita Federal do Brasil, o governo publicará detalhes do novo eSocial e do seu cronograma final de implementação e de substituição de diversas obrigações até 30/09/2019.

(Com informações do Portal Contábeis)

Leia também:          

Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Acesse a plataforma de assinatura de documentos com certificado digital de maneira fácil e segura.

Siga o Portal Juristas no Facebook, Instagram, Google News, Pinterest, Linkedin e Twitter.

Postagens recentes

Modelo - Proposta de Serviços de Advocacia para Obtenção da Cidadania Portuguesa

Modelo - Proposta de Serviços de Advocacia para Obtenção da Cidadania Portuguesa [Data] [Seu Nome ou Nome do Escritório de… Veja Mais

19 horas atrás

Modelo de Proposta de Serviços de Advocacia Migratória

Nosso escritório de advocacia se especializa em direito migratório, oferecendo uma gama completa de serviços legais para auxiliar nossos clientes… Veja Mais

1 dia atrás

Modelo de Recurso para JARI por dirigir veículo sem CNH

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE INFRAÇÕES (JARI)   [Nome do Órgão de Trânsito que aplicou a… Veja Mais

3 dias atrás

Modelo Recurso - JARI - Uso Indevido de Película Refletiva (Insulfilm)

De acordo com a Resolução nº 254 do CONTRAN, que regulamenta o uso de películas refletivas em veículos automotores, a… Veja Mais

3 dias atrás

Modelo de Recurso - JARI - Estacionamento Proibido

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE INFRAÇÕES - JARI     [Nome do Órgão de Trânsito que… Veja Mais

3 dias atrás

Modelo de Inicial – Procedimento Comum - Modelo Genérico - NCPC

PETIÇÃO INICIAL – PROCEDIMENTO COMUM – MODELO BÁSICO – NOVO CPC EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA …ª VARA ________ DA… Veja Mais

3 dias atrás

Newsletter

Assine e fique por dentro das novidades.
- Advertisement -

APLICATIONS

Valores de indenização devem ser depositados em juízo até a definição...

0
A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), por unanimidade, deu provimento ao agravo de instrumento e reformou a decisão para manter a agravante Valec - Engenharia Construções e Ferrovias S/A (Valec) na posse de área rural desapropriada para construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), área localizada no município de Serra do Ramalho/BA.