Homem que atingiu pedestre na tentativa de homicídio de rival é condenado a 12 anos de prisão

Data:

homem
Créditos: Zolnierek | iStock

O Tribunal Júri de Samambaia condenou Mateus Barros Ferreira a 12 anos de prisão pelo homicídio de José Leandro Reis Sobrinho, ocorrido na noite do dia 8 de outubro de 2017, em via pública de Samambaia. A sessão de julgamento foi realizada na última segunda-feira (21).

De acordo com os autos, no dia dos fatos, o réu, na companhia de outro indivíduo, efetuou disparos de arma de fogo contra um desafeto, vulgo “Luquinhas”, mas, por erro de pontaria, atingiu a vítima José Leandro, que veio a óbito.

Segundo a denúncia, Mateus estava na garupa de uma motocicleta, conduzida pelo comparsa, quando avistou Lucas em via pública e começou a efetuar disparos de arma de fogo contra ele, que conseguiu correr e se esquivar do ataque, saindo ileso. No entanto, um dos projéteis disparados pelo acusado atingiu a cabeça da vítima José Leandro, que estaria caminhando nas proximidades. A vítima foi socorrida, mas não resistiu.

Ainda segundo denúncia, o crime foi praticado por motivo torpe, porque, em tese, existiria rixa e guerra entre grupos rivais, uma vez que Lucas, o alvo pretendido, teria sido acusado do homicídio de um parceiro de Mateus em atividades criminosas.

Em plenário, o conselho de sentença acolheu a qualificadora proposta pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios: motivação torpe, consistente em vingança.

Assim, o juiz presidente do júri condenou o réu por homicídio qualificado pelo motivo torpe, sendo o crime praticado por erro na execução – Art. 121, § 2º, inciso I, c/c o art. 73, ambos do Código Penal.

Com informações do  Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por email ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google
Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Justiça concede liminar e permite funcionamento temporário de casa de aposta

Justiça Federal em São Paulo concede liminar que permite à Stake Brazil continuar operando até 25 de outubro de 2026. A decisão considera a necessidade de observar um prazo de transição antes da suspensão das atividades.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo