Minicérebros criados em laboratório aceleram avanço nas pesquisas sobre Alzheimer

Data:

Minicérebros criados em laboratório aceleram avanço nas pesquisas sobre Alzheimer | JuristasCientistas anunciaram um avanço inédito: pela primeira vez, “minicérebros” humanos cultivados em laboratório conseguiram amadurecer de forma acelerada. Essa conquista pode representar uma mudança significativa na forma como a ciência estuda o Alzheimer.

O pesquisador Alysson Muotri, professor da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), explicou em entrevista ao Jornal da CBN que os minicérebros são estruturas neurais formadas a partir de células-tronco de uma pessoa viva. Essa técnica permite recriar o cérebro de um paciente com Alzheimer para investigar como a doença se desenvolve ao longo do tempo.

“Como o Alzheimer está diretamente relacionado ao envelhecimento, normalmente seria necessário esperar anos para compreender os processos moleculares e celulares da doença”, destacou o cientista.

Para contornar esse desafio, a equipe utilizou uma malha de grafeno — um material feito de carbono, extremamente fino e que não interfere no tecido neural — para estimular os neurônios com luz.

“Quando expostos à luz em uma interface com grafeno, conseguimos acelerar o amadurecimento dos neurônios. Isso nos permite economizar tempo nas pesquisas sobre o Alzheimer”, explicou Muotri.

Ele acrescenta que a nova tecnologia abre caminho para intervenções terapêuticas mais precisas e favorece a detecção precoce da doença.

“Esse avanço já nos leva ao conceito de medicina personalizada. Podemos informar o paciente sobre o risco de desenvolver Alzheimer e, com isso, orientar mudanças no estilo de vida ou até propor tratamentos específicos”, concluiu.

(Com informações da CBN

 

Participe e receba as postagens diárias do Portal Juristas.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.

PARTICIPE DO CANAL
Juristas

Acompanhe o Juristas no Google News

receba as principais notícias jurídicas do Brasil

Seguir no Google

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Ministro do STJ suspende julgamento de desapropriação após crítica de advogada a caso considerado “absurdo”

O ministro Afrânio Vilela, do STJ, pediu vista de processo sobre indenização por desapropriação após uma advogada classificar o caso como “absurdo”. A controvérsia envolve a ampliação da área considerada para o cálculo indenizatório, e o julgamento foi suspenso para que o magistrado reexamine os fundamentos de sua posição.

EUA anunciam transmissão ao vivo da execução de militar condenado por ataque em base do Texas

O Pentágono anunciou que a execução de Nidal Malik Hasan, condenado pelo assassinato de 13 pessoas na base militar de Fort Hood, no Texas, está prevista para 3 de dezembro de 2026 e poderá ser transmitida ao vivo. O procedimento deverá ocorrer por fuzilamento, mas as autoridades ainda não divulgaram detalhes sobre a transmissão. O anúncio reacendeu o debate sobre a pena de morte e a publicidade das execuções nos Estados Unidos

TJDFT mantém condenação de concessionária de cemitério por furto de motocicleta

O TJDFT manteve a condenação de uma concessionária de cemitérios pelo furto de uma motocicleta em uma de suas unidades. A 7ª Turma Cível identificou falhas no dever de vigilância, apesar da previsão contratual de segurança armada 24 horas por dia. O tribunal entendeu que a terceirização do serviço não afasta a responsabilidade da concessionária. A indenização de R$ 16.174,00 por danos materiais foi mantida, com correção monetária e juros. A decisão foi unânime.

Justiça concede liminar e permite funcionamento temporário de casa de aposta

Justiça Federal em São Paulo concede liminar que permite à Stake Brazil continuar operando até 25 de outubro de 2026. A decisão considera a necessidade de observar um prazo de transição antes da suspensão das atividades.

Descubra mais sobre Juristas

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo