MPF investiga deputado que defendeu que 'estudantes deveriam ser queimados vivos'

Data:

MPF investiga deputado que defendeu que 'estudantes deveriam ser queimados vivos' | Juristas
Congresso Nacional

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS) vai investigar o deputado federal Bibo Nunes (PL-RS). Em transmissão em suas redes sociais, na sexta-feira (22), o parlamentar disse que os estudantes de universidades federais de Pelotas e de Santa Maria mereciam ser “queimados vivos”.

A manifestação do parlamentar ocorreu durante live, após um protesto dos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) contra cortes orçamentários promovidos pelo governo de Jair Bolsonaro. "É o filme 'Tropa de Elite'. Sabe o quê que aconteceu lá? Olha o filme um. Pegaram aqueles coitadinhos, riquinhos ajudando pobres, se deram mal, queimados vivos dentro de pneus. É isso que estes estudantes alienados filhos de papai que tem grana merecem", disse o deputado.

MPF investiga deputado que defendeu que 'estudantes deveriam ser queimados vivos' | Juristas
VIDEO MARKETING Audio Video , market Interactive channels , Business Media Technology innovation Marketing technology concept

A apuração será conduzida pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio Grande do Sul e a Procuradoria da República do município onde ocorreu a tragédia da Boate Kiss, que deixou 242 mortos em 2013. O deputado Bolsonarista tem dez dias para prestar 'informações que entenda pertinentes sobre o tema'.

“Ao cumprimentá-lo cordialmente, informamos que tramita nesta Procuradoria da República o expediente supra identificado, vocacionado a ‘Apurar eventuais danos coletivos decorrentes de falas do Alcibio Mesquita Bibo Nunes, no qual são realizadas falas ofensivas a estudantes da Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal de Pelotas’”, informa o despacho assinado pelos procuradores Bruna Pfaffenzeller e Enrico Rodrigues de Freitas.

universidade de coimbra
Créditos: Katarzyna Bialasiewicz | iStock

O pedido de investigação contra o deputado bolsonarista foi feito pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado Valdecir Oliveira (PT), e pelo radialista e ex-vereador Luciano Guerra (PT-RS), ainda na sexta-feira (21).

Lideranças do Psol no Rio Grande do Sul também protocolaram, nesta sexta-feira (21), uma representação na Promotoria de Justiça Regional de Santa Maria contra o deputado. A representação solicitou que o deputado federal seja obrigado a pedir desculpas, nominalmente, a todas as coletividades ofendidas por seu pronunciamento.

Com informações do UOL.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Adquira seu registro digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000.

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de Recurso para JARI por dirigir veículo sem CNH

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo Recurso - JARI - Uso Indevido de Película Refletiva (Insulfilm)

ILUSTRÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Modelo de Recurso - JARI - Estacionamento Proibido

ILUSTRÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE...

Direitos dos Cidadãos Portugueses

Em Portugal, como em qualquer sociedade democrática, os cidadãos estão assegurados por uma série de direitos fundamentais que são essenciais para a sua participação ativa na vida cívica, cultural, econômica e política do país. Este artigo explora de forma detalhada os direitos civis, sociais, políticos, econômicos e de proteção e segurança que moldam a existência e as interações dos cidadãos no contexto português.