Os mediadores que concluíram a parte teórica do curso de mediação judicial em Bom Jesus do Norte realizaram uma pauta concentrada no Fórum de Guaçuí, durante os dias 20 a 23 desta semana, para solucionar casos nas áreas cível e de família. O mutirão foi bem-sucedido, com 24 sessões realizadas com duração média de duas horas cada e um índice total de 67% de acordos.
A cultura da mediação já está dando frutos, conforme destacou a instrutora de mediação judicial e coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos e Cidadania (NUPEMEC), Izabella Dalla Sily Casagrande.
Ela ressaltou o caso em que um processo de guarda e execução de alimentos foi resolvido por meio da mediação, evitando uma judicialização e facilitando o diálogo entre as partes envolvidas. Outro ponto positivo do mutirão é o feedback dos servidores do interior que destacam o quanto o curso está acrescentando a eles. Além dos mediadores, também fizeram parte da equipe do mutirão a instrutora de mediação Adriana Paiva Cau, o instrutor em formação Valdeci Capua e a servidora Flávia Alves Pereira.
O incentivo da desembargadora Janete Vargas Simões, supervisora do Nupemec, para que a mediação atinja todo o estado também contribuiu para o sucesso do mutirão em Guaçuí.
Com informações do Tribunal de Justiça do Espirito Santo – TJES