Núcleo de Advocacia Voluntária do TJAM atendeu mais de 200 pessoas no primeiro trimestre do ano e deve ampliar ações por meio de parcerias com Universidades

Data:

Escritório de Advocacia
Créditos: VitalikRadko / Depositphotos

No primeiro trimestre deste ano, o Núcleo de Advocacia Voluntária (NAV) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) forneceu orientação e assistência jurídica a 204 pessoas em processos na Justiça Estadual. Atualmente, o NAV acompanha 239 processos principalmente das Varas de Execução Penal (VEPs) e da Vara de Execução de Medidas e Penas Alternativas (Vemepa).

O NAV segue as diretrizes da Resolução n.º 62/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que garante o pleno exercício de direitos e a ampla defesa dos interesses de pessoas que não têm recursos para contratar advogados. A coordenadora do NAV, Isabelle Perasa, destaca a meta de aumentar o número de profissionais atuando no Núcleo, atualmente composto por 37 advogados voluntários.

Para atingir esse objetivo, o NAV está em negociações com instituições de ensino superior. Isabelle adiantou que estão previstos Acordos de Cooperação Técnica com os Núcleos de Prática Jurídica das faculdades Uninorte, Santa Tereza e Fametro para que alunos de Direito atendam no NAV por seis meses, recebendo certificados e registro de carga horária.

O NAV está localizado no Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, em São Francisco, zona Sul de Manaus, e os advogados interessados em se cadastrar podem acessar o Cadastro de Advogado Voluntário no portal do TJAM.

Além disso, a equipe do NAV participou de reuniões na Secretaria de Administração Penitenciária (Seap/AM) e visitou o Centro de Operações e Controle (COC) para entender o monitoramento carcerário. Eles também visitaram o Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT) para conhecer o sistema prisional em regime fechado.

Essas visitas foram importantes para entender melhor o sistema prisional e estabelecer uma parceria com a Seap. A coordenadora ressalta que essas atividades são fundamentais para garantir um atendimento eficaz e de qualidade aos assistidos pelo NAV.

(Com informações do TJAM- Tribunal de Justiça do Amazonas)

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Concessionária de energia é condenada a indenizar usuária por interrupção no fornecimento

A 33ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação de uma concessionária de energia ao pagamento de R$ 10 mil por danos morais a uma usuária que ficou sem fornecimento de energia elétrica por quatro dias, após fortes chuvas na capital paulista em 2023. A decisão foi proferida pelo juiz Otávio Augusto de Oliveira Franco, da 2ª Vara Cível do Foro Regional de Vila Prudente.

Homem é condenado por incêndio que causou a morte do pai idoso

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a condenação de um homem pelo crime de incêndio que resultou na morte de seu pai idoso. A decisão, proferida pela Vara Única de Conchal, reduziu a pena para oito anos de reclusão, a ser cumprida em regime fechado.

Remuneração por combate a incêndio no Porto de Santos deve se limitar ao valor do bem salvo

A 9ª Vara Cível de Santos condenou uma empresa a pagar R$ 2,8 milhões a outra companhia pelos serviços de assistência prestados no combate a um incêndio em terminal localizado no Porto de Santos. O valor foi determinado com base no limite do bem efetivamente salvo durante a operação.

Casal é condenado por expor adolescente a perigo e mantê-lo em cárcere privado após cerimônia com chá de ayahuasca

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a condenação de um casal pelos crimes de sequestro, cárcere privado e exposição ao perigo à saúde ou vida, cometidos contra um adolescente de 16 anos. A decisão, proferida pela juíza Naira Blanco Machado, da 4ª Vara Criminal de São José dos Campos, fixou as penas em dois anos e quatro meses de reclusão e três meses de detenção, substituídas por prestação de serviços à comunidade e pagamento de um salário mínimo.