OAB-SP lança campanha em apoio ao Projeto de Lei Custas Zero para a Advocacia

Data:

Certificado digital para advogados
Créditos: Pressmaster / Envato Elements

A Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB-SP) lançou uma campanha em apoio ao Projeto de Lei nº 4.538/2021, conhecido como “Custas Zero para a Advocacia”, de autoria da deputada federal Renata Abreu. A iniciativa, aprovada na última sessão do Conselho da Jovem Advocacia da OAB SP, visa eliminar a exigência de antecipação de custas na execução de honorários advocatícios, proporcionando um acesso mais igualitário à justiça para todos os envolvidos.

A presidente da Ordem Paulista, Patricia Vanzolini, ressaltou a importância do projeto, destacando que ele elimina a necessidade de pagamento para ingressar com ações de cobrança de honorários. Vanzolini enfatizou que os honorários são uma verba alimentícia e que a aprovação do projeto é crucial para corrigir essa situação.

estagiário de advocacia
Créditos: Gajus-Images / Envato
Elements

Atualmente, de acordo com a legislação em vigor, os advogados são obrigados a arcar com as custas processuais em ações de cobrança de honorários advocatícios quando um cliente não efetua o pagamento. O projeto está na fase final para aprovação e aguarda inclusão na pauta de votações no Plenário.

O conselheiro estadual e presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Guilherme Hansen Cirilo, afirmou que essa iniciativa beneficia toda a classe advocatícia, especialmente a jovem advocacia, que muitas vezes possui menos recursos para ingressar com ações e cobrar honorários. Ele destacou o trabalho do Conselho da Jovem Advocacia em prol de toda a advocacia brasileira.

OAB-SP lança campanha em apoio ao Projeto de Lei Custas Zero para a Advocacia | Juristas
OAB-SP

O diretor-tesoureiro da OAB SP, Alexandre de Sá Domingues, expressou seu apoio ao projeto, afirmando que a OAB SP está disposta a trabalhar conjuntamente para sua aprovação. Ele incentivou a advocacia a lutar pela aprovação das Custas Zero para a Advocacia, enfatizando que juntos podem tornar essa iniciativa uma realidade.

A OAB SP convida toda a advocacia paulista a se unir nesse movimento, reforçando os princípios da equidade e da acessibilidade à justiça, enquanto reitera o compromisso com a valorização da classe jurídica.

Confira na íntegra o projeto de lei (PL 4538/2021) e para apoiar assine o abaixo assinado da OAB-SP.

Com informações da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB-SP).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Notícias, modelos de petição e de documentos, artigos, colunas, entrevistas e muito mais: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp.

Basta clicar aqui: https://bit.ly/zapjuristas

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Concessionária de energia é condenada a indenizar usuária por interrupção no fornecimento

A 33ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação de uma concessionária de energia ao pagamento de R$ 10 mil por danos morais a uma usuária que ficou sem fornecimento de energia elétrica por quatro dias, após fortes chuvas na capital paulista em 2023. A decisão foi proferida pelo juiz Otávio Augusto de Oliveira Franco, da 2ª Vara Cível do Foro Regional de Vila Prudente.

Homem é condenado por incêndio que causou a morte do pai idoso

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a condenação de um homem pelo crime de incêndio que resultou na morte de seu pai idoso. A decisão, proferida pela Vara Única de Conchal, reduziu a pena para oito anos de reclusão, a ser cumprida em regime fechado.

Remuneração por combate a incêndio no Porto de Santos deve se limitar ao valor do bem salvo

A 9ª Vara Cível de Santos condenou uma empresa a pagar R$ 2,8 milhões a outra companhia pelos serviços de assistência prestados no combate a um incêndio em terminal localizado no Porto de Santos. O valor foi determinado com base no limite do bem efetivamente salvo durante a operação.

Casal é condenado por expor adolescente a perigo e mantê-lo em cárcere privado após cerimônia com chá de ayahuasca

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a condenação de um casal pelos crimes de sequestro, cárcere privado e exposição ao perigo à saúde ou vida, cometidos contra um adolescente de 16 anos. A decisão, proferida pela juíza Naira Blanco Machado, da 4ª Vara Criminal de São José dos Campos, fixou as penas em dois anos e quatro meses de reclusão e três meses de detenção, substituídas por prestação de serviços à comunidade e pagamento de um salário mínimo.