STJ sedia III Congresso Internacional de Direito do Seguro e IX Fórum José Sollero Filho

Data:

STJ sedia III Congresso Internacional de Direito do Seguro e IX Fórum José Sollero Filho | Juristas
STJ sedia III Congresso Internacional de Direito do Seguro e IX Fórum José Sollero Filho

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) sediará o III Congresso Internacional de Direito do Seguro e o IX Fórum de Direito do Seguro José Sollero Filho entre os dias 8 e 10 de novembro. O evento, coordenado pelo ministro Moura Ribeiro, poderá ser acompanhado presencialmente no auditório externo do STJ ou ao vivo no canal do tribunal no YouTube.

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS), o congresso ocorre durante a fase final de aprovação do primeiro projeto de lei brasileira sobre contrato de seguro, o PLC 29/2017, que já foi discutido em outros dois congressos promovidos pelo IBDS e pelo STJ em conjunto.

O encontro contará com a presença de ministros do STJ, autoridades, profissionais da área e especialistas nacionais e internacionais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas eletronicamente, dependendo da modalidade de participação escolhida: presencial ou virtual. Os participantes receberão certificados.

No dia 9, às 19h30, haverá uma apresentação da Orquestra Mundana Refugi na Catedral Metropolitana de Brasília, com a participação especial do compositor e acordeonista Toninho Ferragutti. O espetáculo é gratuito e aberto ao público.

STJ sedia III Congresso Internacional de Direito do Seguro e IX Fórum José Sollero Filho | Juristas

A programação preliminar inclui:

Dia 8: Abertura oficial às 9h, com a participação do ministro Moura Ribeiro e representantes do IBDS e da Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra. Às 9h30, Toninho Ferragutti realizará uma apresentação musical com o hino nacional dos países representados no evento. Palestra de abertura às 10h, discutindo o seguro como instrumento para o desenvolvimento.

Dia 9: Painéis sobre contratação do seguro e ônus e deveres de informação, e seguro e tecnologia, fiscalização, discriminação, proteção do consumidor e deveres informativos pré-contratuais.

STJ sedia III Congresso Internacional de Direito do Seguro e IX Fórum José Sollero Filho | Juristas
Brasília, (DF) – 28/08/2023 Ministro da fazenda, Fernando Haddad. Foto Valter Campanato/EBC.

Dia 10: Painéis sobre arbitragem e seguro, seguro de grandes riscos e ciências atuariais, e salvamento. O evento será encerrado às 18h com uma palestra do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O congresso visa promover discussões relevantes sobre o direito do seguro e proporcionar uma plataforma para a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes.

Com informações do Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Concessionária de energia é condenada a indenizar usuária por interrupção no fornecimento

A 33ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação de uma concessionária de energia ao pagamento de R$ 10 mil por danos morais a uma usuária que ficou sem fornecimento de energia elétrica por quatro dias, após fortes chuvas na capital paulista em 2023. A decisão foi proferida pelo juiz Otávio Augusto de Oliveira Franco, da 2ª Vara Cível do Foro Regional de Vila Prudente.

Homem é condenado por incêndio que causou a morte do pai idoso

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a condenação de um homem pelo crime de incêndio que resultou na morte de seu pai idoso. A decisão, proferida pela Vara Única de Conchal, reduziu a pena para oito anos de reclusão, a ser cumprida em regime fechado.

Remuneração por combate a incêndio no Porto de Santos deve se limitar ao valor do bem salvo

A 9ª Vara Cível de Santos condenou uma empresa a pagar R$ 2,8 milhões a outra companhia pelos serviços de assistência prestados no combate a um incêndio em terminal localizado no Porto de Santos. O valor foi determinado com base no limite do bem efetivamente salvo durante a operação.

Casal é condenado por expor adolescente a perigo e mantê-lo em cárcere privado após cerimônia com chá de ayahuasca

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a condenação de um casal pelos crimes de sequestro, cárcere privado e exposição ao perigo à saúde ou vida, cometidos contra um adolescente de 16 anos. A decisão, proferida pela juíza Naira Blanco Machado, da 4ª Vara Criminal de São José dos Campos, fixou as penas em dois anos e quatro meses de reclusão e três meses de detenção, substituídas por prestação de serviços à comunidade e pagamento de um salário mínimo.