STJ sedia III Congresso Internacional de Direito do Seguro e IX Fórum José Sollero Filho

Data:

STJ sedia III Congresso Internacional de Direito do Seguro e IX Fórum José Sollero Filho | Juristas
STJ sedia III Congresso Internacional de Direito do Seguro e IX Fórum José Sollero Filho

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) sediará o III Congresso Internacional de Direito do Seguro e o IX Fórum de Direito do Seguro José Sollero Filho entre os dias 8 e 10 de novembro. O evento, coordenado pelo ministro Moura Ribeiro, poderá ser acompanhado presencialmente no auditório externo do STJ ou ao vivo no canal do tribunal no YouTube.

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS), o congresso ocorre durante a fase final de aprovação do primeiro projeto de lei brasileira sobre contrato de seguro, o PLC 29/2017, que já foi discutido em outros dois congressos promovidos pelo IBDS e pelo STJ em conjunto.

O encontro contará com a presença de ministros do STJ, autoridades, profissionais da área e especialistas nacionais e internacionais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas eletronicamente, dependendo da modalidade de participação escolhida: presencial ou virtual. Os participantes receberão certificados.

No dia 9, às 19h30, haverá uma apresentação da Orquestra Mundana Refugi na Catedral Metropolitana de Brasília, com a participação especial do compositor e acordeonista Toninho Ferragutti. O espetáculo é gratuito e aberto ao público.

STJ sedia III Congresso Internacional de Direito do Seguro e IX Fórum José Sollero Filho | Juristas

A programação preliminar inclui:

Dia 8: Abertura oficial às 9h, com a participação do ministro Moura Ribeiro e representantes do IBDS e da Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra. Às 9h30, Toninho Ferragutti realizará uma apresentação musical com o hino nacional dos países representados no evento. Palestra de abertura às 10h, discutindo o seguro como instrumento para o desenvolvimento.

Dia 9: Painéis sobre contratação do seguro e ônus e deveres de informação, e seguro e tecnologia, fiscalização, discriminação, proteção do consumidor e deveres informativos pré-contratuais.

STJ sedia III Congresso Internacional de Direito do Seguro e IX Fórum José Sollero Filho | Juristas
Brasília, (DF) - 28/08/2023 Ministro da fazenda, Fernando Haddad. Foto Valter Campanato/EBC.

Dia 10: Painéis sobre arbitragem e seguro, seguro de grandes riscos e ciências atuariais, e salvamento. O evento será encerrado às 18h com uma palestra do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O congresso visa promover discussões relevantes sobre o direito do seguro e proporcionar uma plataforma para a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes.

Com informações do Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Você sabia que o Portal Juristas está no FacebookTwitterInstagramTelegramWhatsAppGoogle News e Linkedin? Siga-nos!

Ricardo Krusty
Ricardo Krusty
Comunicador social com formação em jornalismo e radialismo, pós-graduado em cinema pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo de recurso contra multa por não obedecer à sinalização de trânsito

Modelo para recurso contra multa por não obedecer à...

TJSP invalida venda de empresa por inclusão de crédito do qual não é titular

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, em julgamento estendido, declarou a invalidade da venda de uma empresa que incluía no preço final valores de precatórios dos quais não era titular, caracterizando uma operação de crédito a non domino.

Mantida multa de empresa que vendia produtos fora do prazo de validade

A 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a decisão da Vara de Viradouro, proferida pela juíza Débora Cristina Fernandes Ananias Alves Ferreira, que negou o pedido de anulação de uma multa aplicada pelo Procon a um estabelecimento comercial. O local foi multado em R$ 20,6 mil por vender produtos fora do prazo de validade.

Plano de saúde custeará exame genético para tratamento de síndrome

A 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a decisão da 10ª Vara Cível de Campinas, proferida pelo juiz André Pereira de Souza, que determinou que uma operadora de plano de saúde deve autorizar e custear a avaliação genética com pesquisa etiológica para um beneficiário portador da Síndrome de West.