Inteligência artificial é capaz de identificar doenças infantis

Data:

Equipamento está sendo desenvolvido na China.

doenças infantis
Créditos: Phonlamai Photo | iStock

Em artigo publicado na Nature Medicine, um grupo internacional divulgou o desenvolvimento de um equipamento capaz de gerar diagnósticos de doenças infantis. A partir de dados de mais de 500.000 pacientes atendidos em Guangzhou, China, a máquina consegue diagnosticar precisamente doenças raras ou perigosas, auxiliando os médicos a compreenderem mais rapidamente o quadro dos pacientes que precisam de atenção prioritária.

O artigo aponta que o crescimento exponencial de informações médicas dificulta a tomada de decisão. Com a inteligência artificial, capaz de analisar um grande número de dados em pouco tempo, é possível reduzir a complexidade do diagnóstico e facilitar a avaliação adequada de cada caso clínico. Mas o grande desafio é fazer com que as máquinas interpretem corretamente essas informações.

Kang Zhang, pesquisador da Universidade de San Diego (Califórnia, EUA) e um dos responsáveis pelo projeto, diz que o modelo desenvolvido, baseado em aprendizado profundo e processamento de linguagem natural, “permite extrair informações-chave distribuídas gratuitamente nos prontuários eletrônicos dos pacientes”.

Após a gravação manual dos dados por pediatras, a máquina progressivamente desenvolve a capacidade de incorporar e classificar automaticamente as informações que levarão a um diagnóstico preciso. Quanto mais dados, maior a eficiência.

Ao comparar os diagnósticos gerados pela inteligência artificial com aqueles feitos por pediatras humanos, houve nível semelhante de precisão para muitas doenças infantis, desde resfriados e gripes até doenças neurológicas. Em alguns casos, a máquina foi mais precisa do que os médicos menos experientes.

Kang Zhang diz que, “com mais treinamento, este sistema pode realizar a maioria dos diagnósticos com supervisão mínima dos médicos. Mas você nunca pode substituir completamente um humano”.

Apesar do aparente sucesso e dos elogios sobre os aspectos inovadores em relação aos diagnósticos (amplitude, grande quantidade de informação analisada), alguns especialistas questionam o modelo, seja por falta de explicação sobre o próprio modelo ou por apresentar resultados apenas “no papel”.

Profissionais especialistas em inteligência artificial apontam a necessidade de o setor de saúde perceber que eles podem contribuir para o desenvolvimento das soluções e das ferramentas. (Com informações do Olhar Digital.)

Juristas
Juristashttp://juristas.com.br
O Portal Juristas nasceu com o objetivo de integrar uma comunidade jurídica onde os internautas possam compartilhar suas informações, ideias e delegar cada vez mais seu aprendizado em nosso Portal.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Concessionária de energia é condenada a indenizar usuária por interrupção no fornecimento

A 33ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a condenação de uma concessionária de energia ao pagamento de R$ 10 mil por danos morais a uma usuária que ficou sem fornecimento de energia elétrica por quatro dias, após fortes chuvas na capital paulista em 2023. A decisão foi proferida pelo juiz Otávio Augusto de Oliveira Franco, da 2ª Vara Cível do Foro Regional de Vila Prudente.

Homem é condenado por incêndio que causou a morte do pai idoso

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a condenação de um homem pelo crime de incêndio que resultou na morte de seu pai idoso. A decisão, proferida pela Vara Única de Conchal, reduziu a pena para oito anos de reclusão, a ser cumprida em regime fechado.

Remuneração por combate a incêndio no Porto de Santos deve se limitar ao valor do bem salvo

A 9ª Vara Cível de Santos condenou uma empresa a pagar R$ 2,8 milhões a outra companhia pelos serviços de assistência prestados no combate a um incêndio em terminal localizado no Porto de Santos. O valor foi determinado com base no limite do bem efetivamente salvo durante a operação.

Casal é condenado por expor adolescente a perigo e mantê-lo em cárcere privado após cerimônia com chá de ayahuasca

A 13ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou a condenação de um casal pelos crimes de sequestro, cárcere privado e exposição ao perigo à saúde ou vida, cometidos contra um adolescente de 16 anos. A decisão, proferida pela juíza Naira Blanco Machado, da 4ª Vara Criminal de São José dos Campos, fixou as penas em dois anos e quatro meses de reclusão e três meses de detenção, substituídas por prestação de serviços à comunidade e pagamento de um salário mínimo.