Servidor público tem direito à promoção por antiguidade mesmo sem previsão orçamentária

Data:

Funcionária pleiteou quatro promoções de 2010 a 2016 e todos os pedidos foram negados

Servidor público tem direito à promoção por antiguidade mesmo sem previsão orçamentária. O entendimento é da Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A corte reformou decisão do TRT e condenou a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) a reparar financeiramente uma servidora pública com a diferença salarial referente às promoções negadas anteriormente.

Servidor público tem direito à promoção por antiguidade mesmo sem previsão orçamentária
Créditos: filipefrazao / iStock

Para o relator do recurso, ministro Alexandre Agra Belmonte, a ausência de dotação orçamentária não impede a progressão. “A promoção por antiguidade é auferida por tempo decorrido, critério eminentemente objetivo e não compete ao empregador negar este direito".

A funcionária pleiteou quatro promoções previstas em Plano de Cargos e Salários e não concedidas de 2010 ao ano de 2016. A empresa reconheceu que a funcionária cumpria todos os requisitos necessários. O aumento não foi concedido por restrições orçamentárias.

O ministro disse ainda que, por lei, as despesas com pessoal não podem ser submetidas à limitação orçamentária em sociedades mistas e empresas públicas. A regra é prevista no artigo 169 da Constituição.

RR-54-10.2017.5.12.0034

Notícia feita a partir de informações da assessoria de imprensa do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região.

Rakal Daddio
Rakal Daddio
Jornalista com quase 10 anos de carreira. Passagens por agências e meios de comunicação. É repórter do Juristas desde 2019.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Como Obter o Visto Gold em Portugal: Guia Completo para Investidores Estrangeiros

Visto Gold (Golden Visa) em Portugal O visto Gold (Golden...

Guia Completo para Obter um Visto de Trabalho em Portugal: Passo a Passo para Profissionais Internacionais

Mudar-se para Portugal é um sonho para muitos devido ao seu clima ameno, qualidade de vida elevada e rica cultura histórica. Para profissionais de fora da União Europeia, uma das vias principais para realizar esse sonho é através da obtenção de um visto de trabalho. Este guia abrangente fornece um passo a passo detalhado sobre como aplicar para um visto de trabalho em Portugal, incluindo dicas essenciais e requisitos legais.

Como funciona a obtenção de múltiplas cidadanias?

A obtenção de múltiplas cidadanias pode ocorrer de várias maneiras, dependendo das leis e regulamentos de cada país envolvido. Aqui está uma visão geral dos principais métodos pelos quais uma pessoa pode adquirir mais de uma cidadania:

Uma pessoa pode ter diversos passaportes e nacionalidades?

Sim, uma pessoa pode possuir diversos passaportes e nacionalidades, em um arranjo conhecido como dupla ou múltipla cidadania. Isso significa que ela é reconhecida como cidadã por mais de um país e pode usufruir dos direitos e benefícios associados a cada uma das suas nacionalidades.