Cultura suspende autorizações de coleta de direitos autorais no audiovisual

Data:

Secretaria revoga habilitações concedidas em 2018

A Secretaria Especial de Cultura suspendeu as autorizações para que três entidades recolhessem direitos autorais no audiovisual. A medida revoga as habilitações concedidas no fim de 2018. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

depositário judicial
Créditos: Visivasnc | iStock

No fim do ano passado, o governo havia permitido que a Gestão de Direitos Autorais (Gedar), a Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual (DBCA) e a InterArtis (que representa intérpretes) cobrassem direitos autorais de obras exibidas em canais de TV ou cinema.

A medida vem ao encontro de um recurso impetrado por entidades que representam salas de cinema e canais televisivos. Segundo a Folha, entidades que representam autores, diretores e atores devem entrar com recurso contra a suspensão e podem ir à Justiça.

Caio Proença
Caio Proença
Jornalista pela Cásper Líbero. Trabalhou em O Diário do Pará, R7.com, Estadão/AE e Portal Brasil.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Paraíba ganhará este ano Câmara de Mediação e Arbitragem

A Paraíba está prestes a dar uma valorosa contribuição...

Construção irregular em área de preservação permanente deve ser demolida e vegetação recuperada

Construções em áreas de preservação permanente (APP) que envolvam a remoção de vegetação só podem ser autorizadas em casos excepcionais, como em situações de utilidade pública, interesse social ou baixo impacto ambiental. Em casos de degradação, é necessário que a área seja restaurada ao máximo, inclusive com a demolição de edificações existentes e recuperação da vegetação nativa.