4 estratégias de marketing de conteúdo para advogados com tom educacional

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4 estratégias de marketing de conteúdo para advogados com tom educacional
Créditos: Chonlachai | iStock

O marketing de conteúdo é utilizado em diversos segmentos. A maior parte dos profissionais o utilizam pelo simples fato de que ele funciona. Por meio de materiais educativos, o marketing de conteúdo para advogados pode distinguir você da concorrência e trazer clientes mais informados e apropriados para seu negócio. 

Muitos profissionais do Direito já o utilizam, mas poucos pensam em adotar um tom educacional para que seus clientes entendam, de fato, o que está acontecendo em seus processos. Conheça a seguir 4 estratégias ideais de marketing de conteúdo para advogados com tom educacional.

Explique o processo

A não ser que a pessoa já seja um cliente antigo, uma das estratégias de marketing de conteúdo para advogados com tom educacional passa por explicar o processo. Lembre-se de que pessoas leigas não sabem como o profissional lida com os casos, muito menos como a Justiça lidará com a situação.

conteúdo - advogados
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Poucos são os escritórios de advocacia que fornecem recursos informativos a seu cliente que explicam detalhadamente o que vem após a primeira reunião. Essa lacuna cria uma oportunidade para diferenciar seus negócios em meio à tanta concorrência no mercado. 

Uma boa prática é descrever vários cenários comuns em sua especialidade. Explique passo a passo como cada o cliente se relacionará com o escritório e o que você pode fazer por ele. Quanto mais cenários você descrever, maior a probabilidade de corresponder à expectativa do cliente em potencial. 

Se seu cliente é um empresário que está passando por dificuldades financeiras, por exemplo, explique as possibilidades de alterar o regime tributário para diminuir legalmente a incidência de tributos ou, em último caso, como funciona o processo de recuperação judicial.

Por outro lado, se um consumidor procura você porque comprou um produto com defeito, e o fornecedor se recusou a repará-lo, mostre para ele casos semelhantes com os diversos cenários possíveis desse fato.

Ao detalhar sua abordagem, enfatize tudo aquilo que o diferencia de outros profissionais. É um passo importante do marketing de conteúdo para advogados 

Utilize ferramentas interativas

Já ouviu falar em ferramentas de avaliação de casos? Essa tecnologia é muito comum fora do Brasil e, aos poucos, vem ganhando espaço por aqui no marketing de conteúdo para advogados. Um potencial cliente quer saber o que o advogado pensa sobre seu caso. Sua avaliação deve considerar as inúmeras decisões judiciais acerca do tema. E existem ferramentas que apontam as probabilidades de um processo judicial, algo muito comum para temas consumeristas. 

conteúdo para advogados - marketing
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Poucos são os escritórios de advocacia que já adotaram essas tecnologias baseadas em inteligência artificial, o que cria uma grande oportunidade para você. Elas, inclusive, podem se aliar aos softwares de gerenciamento de relacionamento com o cliente, os CRM. Isso porque essas ferramentas fazem uma classificação acerca do valor da causa e da probabilidade daquele interessado se tornar cliente agora ou em um futuro breve.

A partir dessas classificações, é possível integrá-lo com o CRM para adotar ações mais efetivas em relação ao cliente. Por exemplo, um cliente com um caso de alto valor e interesse imediato está mais propenso a receber ligações, e-mails e textos que buscam um compromisso do que outros.

No caso de potenciais clientes com processos de valor médio, mas sem imediatismo, o marketing de conteúdo para advogados trabalha mais com materiais educacionais enviados por correio eletrônico e newsletter de acompanhamento enviadas por e-mail.

Invista em feedbacks online

feedback online
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Se você nunca conheceu um colega cuja principal estratégia de marketing é gerar avaliações positivas on-line, está realmente por fora das práticas de marketing de conteúdo para advogados. Os depoimentos de clientes e ex-clientes são responsáveis ​​por inúmeras novos negócios, motivo pelo qual esses advogados dedicam pouco tempo e recurso a outros canais de marketing.

Criar uma “coleção” de resenhas favoráveis pode ​​funcionar bem para você, dependendo do local e da concorrência. Em qualquer caso, algumas avaliações positivas sempre aumentará o fluxo de leads, uma vez que muitos clientes em potencial baseiam sua escolha principalmente nos comentários que encontram.

Alguns advogados conscientes da importância da revisão ainda usam métodos manuais para obter feedback, mas existem softwares muito mais eficazes e eficientes que realizam esse trabalho. Essa é uma áreas que você deve automatizar para otimizar o marketing de conteúdo para advogados.

Forneça histórias de sucesso detalhadas

Um dos pontos do marketing de conteúdo para advogados é informar o potencial cliente. Que tal fazer isso com histórias de sucesso detalhadas? Alguns escritórios já adotam essa prática, mas tenha em mente que a chave é a qualidade, não a quantidade. 

histórias de sucesso
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Do que adianta fornecer breves descrições de um ou dois parágrafos dos resultados dos casos? Em que isso toca um potencial cliente? Adotar uma abordagem jornalística para dois ou três casos, transmitindo sentimentos das partes envolvidas no processo, pode ser mais efetivo para o marketing de conteúdo para advogados. Afinal, a ideia é atrair o leitor. 

Todas essas estratégias de marketing de conteúdo para advogados que possuem um tom educacional se baseiam na diferenciação da concorrência. O advogado deve apresentar uma diferença visível que seja importante para os potenciais clientes, e o marketing de conteúdo educacional é uma das melhores maneiras de mostrar isso.

Fonte: Ross Intelligence

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