TRF1 mantém condenação de réu que abriu conta na Caixa utilizando documentos falsos em nome de correntista

correntista caixa
Créditos: diegograndi | iStock

Foi mantida por unanimidade, a condenação de um homem acusado do crime tipificado no art. 171, § 3°, do Código Penal, estelionato majorado, por abrir conta poupança na Caixa Econômica Federal (CEF) utilizando documentos falsos, em nome de correntista.

Conforme a denuncia, o réu se dirigiu à agência da Caixa, em Salvador – BA e fazendo-se passar por um aposentado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), abriu uma poupança e contratou empréstimo consignado no valor de dez mil reais.

dano moral
Créditos: Suwan Photo | iStock

O delito foi descoberto quando aposentado compareceu à agência da CEF e notificou ao gerente que havia sofrido um desconto indevido nos proventos do INSS, decorrente de um empréstimo consignado. No mesmo dia, o acusado foi a agência para tentar sacar certa quantia na conta e foi preso em flagrante, portando os documentos falsificados.

O relator do recurso (0011047-04.2017.4.01.3300), juiz federal convocado Érico Rodrigo Freitas Pinheiro, ao analisar o caso, entendeu que a materialidade e a autoria delitivas ficaram devidamente comprovadas pela documentação juntada aos autos, notadamente pelo Auto de Prisão em Flagrante; Auto de apreensão; e, pelas declarações do réu que confessou ter praticado o ato criminoso, e de testemunhas perante autoridade policial e em juízo.

Caixa Econômica Federal
Créditos: rawf8 / Envato Elements

“O conjunto probatório constante dos autos oferece elementos de prova hábeis a demonstrar, com a necessária segurança a fundamentar uma condenação, que o apelante praticou, consciente e voluntariamente, o delito em análise, somado ao fato de o réu não se insurgir quanto a esse ponto, devendo incidir, portanto, a repressão estatal no caso”, destacou o magistrado.

Com informações do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.


Fique por dentro de tudo que acontece no mundo jurídico no Portal Juristas, siga nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Linkedin. Participe de nossos grupos no Telegram e WhatsApp. Adquira sua certificação digital e-CPF e e-CNPJ na com a Juristas Certificação Digital, entre em contato conosco por e-mail ou pelo WhatsApp (83) 9 93826000

DEIXE UMA RESPOSTA