Petição – Família – Interposição de divórcio direto consensual

Data:

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA …. VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE …..

….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º ….., residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….. e ….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º ….., residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., por intermédio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procuração em anexo – doc. 01), com escritório profissional sito à Rua ….., nº ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado ….., onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor

DIVÓRCIO DIRETO CONSENSUAL

pelos razões de fato e de direito abaixo expostas.

DOS FATOS

Os Demandantes uniram-se em matrimônio sob o Regime de Comunhão parcial de Bens, no dia….., conforme atesta a Certidão de Casamento em anexo.

Durante o casamento, não nasceram filhos.

Ao longo do período em que o casal se manteve unido não adquiriu bens, logo, não há bens para serem divididos.

Estão desquitados, de fato, há aproximadamente 2 anos e 4 meses, segundo resta comprovado pelos documentos anexos e rol de testemunhas, no fim expostos.

Em comum acordo, os Autores firmaram as seguintes cláusulas para o desquite, a seguir:

a) a cônjuge retornará a utilizar o nome de solteira, ou seja, …..

b) a cônjuge renuncia pensão alimentícia para si, já que labora em atividade remunerada.

DO DIREITO

A presente tem fundamento na Lei nº 6.515/77 e Constituição Federal art. 226, parágrafo 6º.

DOS PEDIDOS

Em função do alegado, requisitam a V. Exa., vistas as cautelas legais e, ouvido o DD. Representante do Ministério Público, se digne V. Exa. homologar o atual acordo, com a posterior publicação do mandado de averbação da sentença no Registro Civil competente.

Reivindicam, também, o benefício da Assistência Judiciária Gratuita, por carecerem de condições financeiras para arcar com as custas processuais, sem que haja prejuízo do próprio sustento.

Nesses Termos,
Pede Deferimento.

[Local], [dia] de [mês] de [ano].

[Assinatura do Advogado]
[Número de Inscrição na OAB]

Testemunhas:

  1. ….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º ….., residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado …..;

  2. ….., brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de ….., portador (a) do CIRG n.º ….. e do CPF n.º ….., residente e domiciliado (a) na Rua ….., n.º ….., Bairro ….., Cidade ….., Estado …..

Pedro Correia Guedes
Pedro Correia Guedeshttps://juristas.com.br/
Redator freelancer com 2 anos de experiência na área.

Deixe um comentário

Compartilhe

Inscreva-se

Últimas

Recentes
Veja Mais

Modelo – Ação de Indenização por Extravio de Bagagem em Voo Internacional

EXORDIAL DE AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR EXTRAVIO DE BAGAGEM...

Modelo de Recurso Adesivo

O autor, agora recorrente adesivo, iniciou ação de procedimento ordinário contra o réu, buscando reparação por dano moral devido ao falecimento de seu filho em uma casa noturna. O réu foi condenado em primeira instância a pagar uma indenização por danos morais ao autor/recorrente adesivo, fixada em ___ (__________) salários mínimos, totalizando R$ ______,__ (__________ reais).

Modelo de ação indenizatória por incluir dívida prescrita no Serasa Experian

O Requerente, ao tentar realizar uma transação financeira no dia [data], foi surpreendido com a informação de que seu nome estava negativado no cadastro de inadimplentes do Serasa Experian.

Modelo de ação indenizatória por danificar bagagem de passageiro

No dia [data], o Requerente realizou uma viagem aérea com a Requerida, conforme bilhete de passagem anexo (Doc. 1). Ao desembarcar no destino, o Requerente verificou que sua bagagem havia sido severamente danificada, conforme registro de ocorrência realizado junto à Requerida (Doc. 2).